Concurso cultural
Um ambiente na sua casa
Com uma boa dose de inspiração, será possível levar para casa o ambiente Estar do Casal, da arquiteta Renata Mueller, projetado para a mostra Morar Mais por Menos. Basta participar, a partir de hoje, do concurso cultural promovido pela Gazeta do Povo em parceria com a organização da mostra.
Quem escrever a melhor frase que traduza o slogan do evento "O chique que cabe no bolso significa..." receberá um sofá, uma tevê de LCD, um receiver, cinco caixas acústicas de teto, um blueray, uma persiana, um painel e 12 lâmpadas.
As inscrições podem ser feitas no site do caderno Guia Casa até o dia 28 de novembro, às 20 horas, com o fim da exposição. Antes de fazer a inscrição, leia atentamente o regulamento completo no site.
A divulgação do resultado será em 1º de dezembro no site do Guia Casa. A entrega e a montagem dos produtos serão feitas entre os dias 1º e 4 de dezembro.
Móveis antigos, rolos de papel higiênico, filtros para café usados, caixas de verdura, retalhos de tecido e outros tantos materiais, que poderiam ter o lixo como destino, ajudaram a compor muitos ambientes da quarta edição paranaense da mostra Morar Mais por Menos O chique que cabe no bolso. O evento abre as portas para o público hoje, a partir das 15 horas, com 53 espaços assinados por arquitetos e designers locais.
"Buscamos a mescla de ambientes acessíveis, sustentáveis e sofisticados com o desafio de apresentar propostas que possam inspirar os visitantes a fazerem boas escolhas sempre aliando o estilo com o melhor custo/benefício. As soluções mostradas no evento são aplicáveis na casa das pessoas", explica a licenciada da marca no Paraná, Francisca Cury.
A casa escolhida para abrigar a mostra fica no bairro Bigorrilho e ocupa um terreno de 3.500 metros quadrados. "Na casa principal, concentramos os diferentes ambientes residenciais, dos mais tradicionais, como quartos e salas, até atelier, academia e adega. Na área externa, há alguns anexos, para um café, lojas e um apartamento econômico", lista o arquiteto e um dos organizadores da mostra, Léo Pletz.
A sustentabilidade e o foco na economia são conceitos defendidos pela Morar Mais desde a primeira edição. Em 2010, projetos com inovações na área de tecnologia de construção passam a fazer parte da mostra. O destaque está no ambiente Bossa Nova Moradia Instantânea, da arquiteta Rebeca Paciornik Kuperstein. O protótipo foi desenvolvido para abrigar as vítimas do terremoto no Haiti (que ocorreu em janeiro de 2010). A estrutura é feita em bambu e a cobertura com telhas produzidas a partir de raspa de borracha. "Mesmo sendo projetada para ser uma casa temporária, a expectativa é que a vida útil seja de 15 anos e, o melhor, a casa é montada em apenas quatro horas", garante Rebeca.
Resgate histórico
Aliando arte à decoração, há espaços para exposição fotográfica e de objetos de arte. O destaque estará no ambiente Galeria de Fotos da engenheira e designer de interiores Karin Brenner. Como surpresa o visitante verá ambientes internos retratados pelo arquiteto paranaense, professor aposentado da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Key Imaguire Junior, e por sua esposa, Marialba Gaspar. "O Key é um pesquisador da história da arquitetura e as fotos expostas mostram um recorte do estilo de vida dos paranaenses em diferentes épocas. É uma viagem no tempo", comenta Francisca.
O principal fator de escolha foi o estado de preservação do interior dos imóveis fotografados. Entre os escolhidos está a Casa Lacerda, na Lapa, exemplar mais antigo e que retrata a fase do Brasil Colônia; a Casa de Sinhara, em Castro; e a primeira casa modernista brasileira, em Curitiba, projetada por Frederico Kirchgassner em 1929. Há ainda fotos de cômodos do Palácio São Francisco (atual Museu Paranaense) e da Casa Betega, projetada por Vilanova Artigas nos anos 1940. "Descobri um tema novo, que ainda não havia observado. Algo tão interessante e tão vasto que merece ser alvo de uma pesquisa mais aprofundada", comenta Key.
Serviço:
Mostra Morar Mais por Menos O chique que cabe no bolso. De hoje a 28 de novembro. Aberta de terça a sexta-feira, das 15 às 21 horas, sábados das 14 às 21 horas, e domingos e feriados, das 14 às 20 horas. Rua Pedro Foltran, 100, Bigorrilho, Curitiba. Ingressos R$ 20 e R$ 10 para estudantes e maiores de 60 anos. Informações: (41) 3019-6894 ou www.morarmais.com.br/curitiba
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião