A plasticidade e linguagem própria são marcas facilmente reconhecidas nas obras de Ruy Ohtake. Formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, em 1960, o arquiteto, urbanista e designer de mobiliário é filho da consagrada artista plástica Tomie Ohtake e considerado um ícone da arquitetura nacional.
Nascido em 1938, o arquiteto assina mais de 300 projetos no Brasil e no exterior, entre obras públicas, escolas, cinemas, teatros, edifícios, além de residências e peças de mobiliário.
Elogiado pelo mestre Oscar Niemeyer como um dos mais legítimos representantes da arquitetura brasileira, Ohtake acumula em seu currículo mais de 20 prêmios e obras emblemáticas. São dele os projetos dos hotéis Unique e Renaissance, o sistema de transporte urbano Expresso Tiradentes, a Embaixada do Brasil em Tóquio, o Instituto Tomie Ohtake e o Parque Ecológico do Tietê.
Referências na paisagem da capital paulista, suas obras compõem ambientes com volumes e formas fora do padrão, procurando dar continuidade à arquitetura moderna brasileira.
A predileção pelas curvas é outro traço marcante no trabalho do arquiteto que, preocupado em criar espaços urbanos onde as pessoas possam conviver com a integração de cultura, trabalho e lazer, cria projetos únicos e imponentes.
Humanização e formas orgânicas em uma arquitetura arrojada
Cristiane Maciel e Sony Luczyszyn, são arquitetas formadas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e têm especializações em urbanismo pela mesma instituição. À frente da ArqTríade, a dupla assina diversos projetos arquitetônicos e de interiores no Paraná, Santa Catarina e em São Paulo. No currículo, contam com participações em seis edições da Casa Cor Paraná e três edições das mostras Morar Mais Por Menos e Casa de Ideias.
"O trabalho do arquiteto e designer de mobiliário Ruy Ohtake é uma referência para nós, profissionais ligadas à arquitetura e às artes. A humanização presente em seus projetos é com certeza uma das características que mais valorizamos. Ohtake está atento a tudo, principalmente ao ambiente em torno do seu trabalho. Com seu jeito arrojado, ele consegue aliar a estética e a funcionalidade ao bem estar. E é esse estilo de trabalhar que vivenciamos em nosso escritório. A ideia é fazer de cada projeto uma história, e Ohtake faz isso como ninguém. Outra característica deste grande profissional é a forma orgânica de seus desenhos. Esta forma foi nossa grande inspiração para a concepção dos detalhes do projeto desenvolvido para um cliente corporativo. O nosso ambiente foi pensado com linhas retas por se tratar de um espaço de escritórios, mas a bela arquitetura de Ohtake, com suas curvas e recortes intrigantes, serviu de inspiração e se fez presente nos detalhes. Com um design completo, aliamos o local de trabalho a uma extensão do lar com funcionalidade, beleza e contemporaneidade, características do mobiliário e projetos assinados por Ruy Ohtake, que sabiamente incorpora e adapta os projetos a necessidade de quem os utiliza."
Oposição diminui ênfase no STF e retoma pautas usuais do Congresso
“Conspiração tabajara”: Mourão ironiza suposta trama golpista e critica investigação; assista ao Entrelinhas
Deputado do PT questiona local da prisão de Braga Netto: “central de conspiração”
Policiais apontados por delator morto são presos por suposto envolvimento com PCC em São Paulo
Deixe sua opinião