Uma lavanderia residencial não precisa ser obrigatoriamente grande ou pequena. Famílias maiores provavelmente vão precisar de um local mais amplo que um casal sem filhos ou alguém que mora sozinho. Mas não necessariamente. O tamanho vai depender das características e dos costumes em cada lar. O importante é que o espaço seja otimizado e o local prático e funcional para o uso.
A arquiteta Harumi Morita explica que a dimensão da lavanderia será proporcional ao tamanho da família, da área da residência e também da estocagem de material que será feito nela. Harumi diz que em alguns casos são comuns reformas para a redução do espaço, quando é pouco utilizado ou o tamanho está acima das necessidades da residência. "Muitas pessoas compram apartamentos antigos e decidem reformá-los. Nesses imóveis a área de serviço geralmente é mais ampla que nos modernos. É justamente esse espaço que costuma ser sacrificado na reforma."
O apartamento do dentista Acir Silva, onde mora há cinco anos, está passando por uma reforma para a criação de um home office. Isso fez com que a lavanderia fosse reestruturada. Ele conta que o prédio antigo, com mais de 20 anos, tinha os ambientes amplos e permitia essas modificações. Atendendo aos pedidos da família de manter a área de serviço, as arquitetas Harumi Morita e Alana Leal, responsáveis pelo projeto, eliminaram a dependência de empregada, que não era utilizada. Mas a área de serviço acabou tendo suas dimensões reduzidas. "Era muito grande. Na verdade, acho que tem de ser grande, mas ficou bom assim como está agora. Tem espaço para varal e para as atividades diárias", complementa Adriana Jervásio Silva, mulher de Acir.
A lavanderia, que está em fase final de acabamento, ficará com tamanho médio de 1,80 metro por 2,40 metros. A máquina de lavar e o tanque são embutidos e os armários foram fabricados sob medida. Tudo para aproveitar bem o espaço. Os tons escuros do antigo ambiente foram substituídos por revestimentos claros. "Mesmo diminuindo um pouco o espaço, a sensação ao entrar lá é que dobrou de tamanho, tudo por causa da mudança nas cores", ressalta o morador. Haverá ainda três prateleiras, que vão funcionar como despensa, e área para passar roupa.
Rotina de traballho
A disposição dos eletrodomésticos, móveis e outros utensílios na lavanderia deve levar em consideração o fluxo de serviço de lavagem da roupa. A indicação da arquiteta Alessandra Gonçalves é de separar a área molhada (lavadora e tanque) da área seca (tábua de passar roupa). Próximo à máquina de lavar, de secar e do tanque ela recomenda que tenha uma superfície plana para apoiar as roupas antes de pendurá-las. "O que determina se esses elementos vão estar perto ou distantes um do outro é o tamanho da lavanderia."
O ambiente deve ser bem ventilado, principalmente próximo aos varais. "Preferencialmente com orientação para o Norte, porque facilita a entrada de sol e isso faz diferença na secagem das roupas", reforça Harumi. A arquiteta orienta que a entrada da área de serviço seja separada das passagens para a área íntima, para que o serviço não atrapalhe o estar social na residência. Se a casa tem mais de um pavimento, a sugestão da arquiteta é que seja feito um canal para conduzir a roupa suja da parte superior diretamente à lavanderia.
A dica de Alessandra é que a área de serviço também seja separada da cozinha, pelo menos por uma porta, para que as roupas não fiquem com cheiro de fritura. Se for em uma casa, uma abertura externa trará ainda mais benefícios. "A lavanderia precisa ser bem arejada e iluminada naturalmente. Mas a luz artificial, do tipo fluorescente, também é importante." Alessandra aconselha que as luminárias sejam colocadas no sentido paralelo ao de trabalho, para não criar sombras. "É preciso ter cuidado para que os varais não fiquem embaixo das luminárias. Prejudica a iluminação e pode esquentar a roupa", alerta a arquiteta.
* * * * * *
Interatividade
Você tem dificuldades de organizar a sua lavanderia por falta de espaço?
Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br ou deixe seu comentário no espaço abaixo.
As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura