Iniciativas
Mercado busca ações de integração com moradores da cidade
O case do Refuge Parque Bacacheri começou com um personagem inusitado que resgatava uma antiga lenda da região. A vaquinha Chérie, criada para atrair atenção do público-alvo do empreendimento, foi representada por um bicho de pelúcia. Fotografada em diferentes locais do Bacacheri, ela lembrava a suposta origem do nome do bairro uma alusão à vaca que um fazendeiro de origem argelina, que teria habitado a região, chamava carinhosamente de "Baca" Chérie, com forte sotaque francês. A partir dali, criou-se um vínculo da construtora Víncere com moradores do Bacacheri.
Entre as bem-sucedidas ações recentes de construtoras que buscaram envolvimento com moradores da cidade, o mural assinado por André Mendes para o edifício Ink Champagnat se destaca no cenário urbano. Em março do ano passado, o artista plástico foi içado em um guindaste para colorir toda a parede lateral do prédio vizinho ao lançamento da Brookfield com sua arte vibrante.
O desenho foi escolhido pelo público, através de votação, entre três projetos apresentados previamente por Mendes, dentro do projeto da Brookfield batizado de Urban Gallery. A ideia de colocar arte no lugar de tapumes não é única muitas construtoras têm convidado grafiteiros e artistas para colorir os muros que escondem as obras em andamento.
Para lançar o edifício residencial Arts, no centro histórico, o Grupo Thá também investiu no apelo cultural. O Galpão Thá Cultural está funcionando desde abril no terreno onde será erguido o empreendimento, entre as ruas Riachuelo e Presidente Farias. Além de preservar a fachada de um imóvel histórico no local, a incorporadora abriu espaço para diversas manifestações artísticas e culturais, envolvendo moradores e frequentadores do Centro e regiões do entorno, como o bairro São Francisco não por acaso, jovens que compõem o público alvo do empreendimento.
Que tal subir em um balão até a altura do andar em que ficará o apartamento que você pensa em adquirir? É o que ganham os visitantes do plantão do Le Soleil, que está sendo construído no Ecoville. O apelo do visual da cidade que se descortinará pelas janelas do prédio, junto ao bosque na área do empreendimento, não se restringe à maquete e folders de divulgação. A construtora VCG percebeu que, ao proporcionar essa experiência para clientes em potencial, o desejo de compra é atiçado com uma pitada extra de adrenalina. Para completar, a empresa oferece o passeio completo de balão, com uma hora de duração, para quem fecha negócio.
Trata-se de uma ação inovadora, mas não é isolada. Incorporadoras e imobiliárias perderam a timidez e estão descobrindo que o marketing pode ir além das táticas convencionais.
Desde o dia 13 de abril o balão da VCG atrai olhares mesmo de quem não pensa em comprar apartamento. "A manutenção da área verde, com o bosque privativo, e o posicionamento dos prédios com uma vista exclusiva para a cidade são características que queremos mostrar para o cliente", explica Maria Victoria Kalil Marquesi, gerente de incorporação da VCG.
O investimento valeu a pena, diz a executiva. "O fato de ter um balão circulando já é um atrativo que leva o cliente ao plantão de vendas, onde ele acaba conhecendo o projeto e o terreno", comenta. A VCG não revela quanto investiu na ação promocional. Maria Victoria afirma que foi mais compensatório adquirir um balão exclusivo, com logomarca da empresa, do que alugar o equipamento. Há custo também na manutenção dos voos, feitos por uma empresa de Campo Largo. O balão está disponível no plantão de vendas do Le Soleil nos finais de semana em que a condição climática favorece.
Bom humor
A Rede Imóveis, que congrega onze grandes imobiliárias da cidade, investiu na inovação pelo viés do bom humor. A campanha "Se existe a Rede acha" tem um vídeo na internet que mostra os desejos esquisitos de um cliente na busca pelo imóvel ideal. O material produzido pela Peppers Criação & Design e pela produtora WG7BR reforça o conceito da associação de empresas de que, atuando em grupo, podem atender melhor no final da história, a Rede Imóveis encontra o que o cliente "difícil" procurava. Até o início dessa semana, o vídeo contava mais de 22 mil visualizações.
Já a construtora Víncere apostou na regionalização e na interação com moradores do bairro onde a empresa tem um lançamento residencial. A página do Refuge Parque Bacacheri em rede social traz desde fotos históricas até dicas do dia a dia, personagens e notícias da região. Há também um resgate de tradições e lendas do Bacacheri, que tem locais marcantes como a Base Aérea, o parque, o Museu Egípcio, o Corpo de Bombeiros e construções antigas em madeira.
Dinâmico
A fórmula de informações sobre o produto misturadas a conteúdo diversificado obteve como resultado, até agora, quase 2 mil fãs desde dezembro de 2012. "É um excelente resultado em se tratando de um único empreendimento, e ainda mais, sendo regionalizado", observa Edvaldo Corrêa, diretor do Grupo Noster, do qual a construtora Víncere faz parte. "O conteúdo tem um tom informal e dinâmico. Não fala só do produto, por isso não fica chato nem invasivo", comenta o executivo, lembrando que a ação na internet não pode ficar "descolada" de outras iniciativas da empresa, dentro de um plano de marketing abrangente.
De acordo com Corrêa, a página tem gerado grande interação de moradores da região exatamente o público que a Víncere busca. "As pesquisas nos mostram que o potencial comprador do Refuge mora no Bacacheri ou no entorno", afirma.
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