O último levantamento de preços em Curitiba realizado pelo Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial (Inpespar), entidade do Sindicato da Habitação e Condomínios (Secovi), mostra que os terrenos estão se consolidando como uma boa opção de investimento, apresentando valorização superior à da inflação e de muitas aplicações do mercado financeiro. Segundo os números do Inpespar, em agosto a alta média dos preços neste segmento foi de 2,33%.
Nos últimos 12 meses, a variação acumulada foi de 11,16% bem acima dos 5,01% registrados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) no mesmo período. A explicação para a alta é simples: a balança entre oferta e procura na capital paranaense está pendendo para o lado da demanda.
Segundo o vice-presidente de Comercialização Imobiliária do Secovi-PR, Marcos Machado, a quantidade de terrenos disponíveis em Curitiba é cada vez menor, daí a valorização. Além disso, depois de quase uma década de estagnação, a construção civil da capital paranaense começa a dar mostras de recuperação.
E para quem pensa em aproveitar o bom momento, o executivo dá um conselho. "Hoje os investidores compram um terreno bem localizado com casa antiga e restauram o imóvel para alugar e, conseqüentemente, cobrir as despesas extras do terreno, como o IPTU, entre outros impostos."
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Deixe sua opinião