O desejo de ter espaços de convívio doméstico maiores atrai os compradores de imóveis novos por unidades que oferecem plantas com a opção de living ampliado. A maioria dos empreendimentos são lançados com plantas variadas, para que o cliente tenha a possibilidade de personalizar sua moradia conforme as necessidades particulares. Apartamentos com três dormitórios, por exemplo, são transformados em unidades de dois quartos e ganham um living ampliado. Normalmente, as construtoras não cobram nada mais sobre o valor para realizar a adequação.
A opção de planta com living ampliado é a mais escolhida pelos clientes, revela o gerente da construtora Plaenge, Luiz Gustavo Salvático. A empresa costuma oferecer de três a cinco opções em todos os empreendimentos que lança. "Entre nossos imóveis, a maioria dos compradores prefere as unidades de quatro dormitórios, com a supressão de um, para ter um living maior. Assim, ganham na área social, que tem sido muito usada pelas famílias", afirma. Quando há churrasqueira na sacada, diz Salvático, o espaço se comunica e o ambiente fica ainda mais agradável. "É uma área para eventos dentro de casa."
Em um espaço de 120 metros quadrados, a arquiteta Calina Mussi criou um living de três ambientes. As paredes que abrigavam o escritório e dividiam a sala foram retiradas. O espaço ganhou formato de Y: em uma ponta o estar social; na outra a sala de jantar; e na terceira ficou o home. "O escritório ficou isolado em outro parte da casa. Assim foi criada uma ampla área de convívio, confortável e acolhedor, e não formal como as pessoas recebiam tempos atrás", explica Calina.
A arquiteta sugere diversas opções para delimitar os espaço, sem perder a amplitude. "Use portas e painéis de corre, para criar flexibilidade; quebre apenas parte da parede ou faça alguns rasgos, que podem ser fechados com persianas", recomenda. O mesmo conseguiram as arquitetas Estér Kloss e Helaine Góes Pinterich, com a criação de amplas salas de jantar e de estar bem demarcados, como mostra a foto do ambiente acima.
Para a arquiteta Vanessa Trad, a sensação de aconchego é conseguida com móveis em madeira, mas alerta para o cuidado de não deixar o ambiente carregado. "O ideal é equilibrar materiais pesados com neutros, como vidro, peças com cores claras e espelhos", indica.
Iluminação também faz toda a diferença, avalia a arquiteta. "Na sala projetada para receber é interessante que haja iluminação direta, com focos de luz para quadros e decorações importantes", orienta. O espaço de home precisa de luz indireta, para maior conforto de quem assiste à tevê.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Governo Lula impulsiona lobby pró-aborto longe dos holofotes
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Deixe sua opinião