A história da Galeria Suissa começa em 1930, quando o advogado Oscar Bolliger viu na região central de Curitiba a necessidade de um comércio especializado em materiais elétricos. O estabelecimento, localizado na rua Monsenhor Celso, recebeu o nome de Casa Suissa de Eletricidade, em homenagem cidade natal da família, Zurique.
A atual localização data de 1949, ano em que Bolliger decidiu ampliar a loja e, para isso, comprou em um leilão um antigo casarão da Marechal Deodoro. A galeria nasceu com a aquisição dos outros três imóveis que ficavam nos fundos do casarão. Após a reforma, as quatro casas ficaram semelhantes a um pequeno shopping, que passou a se chamar Galeria Alberto Bollliger, mais conhecida como Galeria Suíssa. A inauguração foi em 1962.
Nesta época, as vitrines de ambos os lados eram semelhantes ao que hoje é a galeria, a diferença é que no interior havia um imenso e único ambiente. Regina Bolliger conta que o primeiro andar era das crianças, que encontravam, em um grande e comprido corredor, muitos brinquedos. No segundo piso, os eletrodomésticos ganhavam o espaço, no terceiro ficavam os escritórios administrativos. A divisão em lojas ocorreu na década de 80, quando metade da galeria foi dividida para a abertura de novos pontos comerciais.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas