O Rebouças guarda diversos pontos importantes da cidade, alguns tombados pelo patrimônio histórico, como a Igreja Nossa Senhora Imaculada Coração de Maria e o Museu Ferroviário de Curitiba, que abrigava a antiga estação de trens, inaugurada em 1885. Recentemente, o bairro começou a registrar um surto de modernização.
No Rebouças, a história está presente em vários aspectos. O bairro é, por exemplo, ponto de partida da estrada de ferro que liga Curitiba a Paranaguá. Considerada um dos marcos da engenharia ferroviária nacional, a obra foi construída pelos irmãos André e Antonio Rebouças, homenageados em uma das principais vias do bairro, a Engenheiros Rebouças.
Outro dos símbolos locais é o Moinho Rebouças: construído no início do século 20, o imóvel foi atingido por um incêndio em 1942 e reformado em 2002 para se tornar a sede símbolo do projeto Novo Rebouças. Atualmente a construção passa por mais uma reforma, já que no primeiro trimestre de 2006 irá abrigar a sede da Fundação Cultural de Curitiba.
Para o mercado imobiliário, o Rebouças é dividido em dois pedaços que se contrastam um extremamente antigo e outro que está em pleno desenvolvimento. "É um bairro que tem parte da locação conturbada por causa das construções mais velhas e uma outra muito procurada pelo comércio e por moradores que buscam um local de fácil acesso ao centro para morar", afirma o proprietário da Puppi Imóveis, Paulo Puppi.
Para o executivo, a valorização dos imóveis demorou para acontecer porque a região não teve uma grande procura pela população. Mesmo assim, destaca que a vinda de algumas faculdades e a tentativa de implantar uma rua gastronômica fazem com que o Rebouças seja valorizado. "Todos conseguem entrar e sair do bairro com muita facilidade, por isso acredito que ele terá uma melhoria significativa no ramo de locações", analisa.
O gerente Marco Antonio dos Santos, da Polatti e Cordeiro Imóveis, explica que a pouca presença de prédios faz com que pequenos depósitos, lojas de grande porte e oficinas prestadoras de serviços procurem a região para se instalar. "É uma bairro antigo, mas agradável tanto para trabalhar como para morar, com ruas tranqüilas e grande oferta de serviços", finaliza.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas