• Carregando...
 | Sossella
| Foto: Sossella

Liberdade para as crianças

Casais, com filhos pequenos ou adolescentes e animais de estimação. O que mais parece a descrição de uma família tradicional é, na verdade, o público que mais compra casas e lotes em condomínios horizontais segundo Guilherme Grassano, diretor da incorporadora Porto Feliz. "São pessoas que querem morar bem, com segurança e liberdade para os filhos e sem nenhum tipo de preocupação", diz.

Leia a matéria completa

A combinação entre segurança e qualidade de vida tem levado muitas famílias a trocar seu apartamento ou casa isolados pelo conforto de um condomínio fechado horizontal – de casas ou sobrados. Quem trabalha com este tipo de empreendimento afirma: a procura já chega a ser superior à dos tradicionais condomínios verticais de apartamentos.

Cansada da falta de segurança em sua antiga residência, uma casa de rua no Cajuru, a professora Alessy Fernandes da Silva resolveu comprar um lote no condomínio horizontal fechado Terra Alta, que está sendo construído pela Porto Fino no Guabirotuba. "Sofri um assalto e duas outras tentativas em menos de sete anos. Em um condomínio fechado me sinto mais segura, pois tem portaria vigiada e a residência não fica exposta diretamente na rua", avalia.

Atualmente ela já vive em um condomínio horizontal, porém espera a conclusão das obras no Terra Alta – que é maior que o seu atual – para uma nova mudança. "Tenho dois filhos adolescentes e preciso de um espaço mais amplo para minha família. Por isso também optei por condomínios horizontais e não verticais", explica.

Para o Instituto de Pesquisas, Estatística e Qualidade (Ipeq), que estuda o mercado imobiliário em Curitiba, a segurança tem sido mesmo a mola que impulsiona a procura por este tipo de empreendimento. Embora ainda não tenha realizado pesquisas específicas, a estatística Kellen Ramos Dias garante que houve crescimento no volume de construções e vendas destes condomínios. "Do final de 2005 para cá explodiu o número destes empreendimentos e também a procura por eles. Isso porque a maioria destes condomínios oferecem itens importantes de segurança como portaria 24 horas, cerca elétrica e circuito de câmeras."

Mas os atrativos não param por aí. Os condomínios têm se transformado em verdadeiros clubes. Por ocuparem áreas grandes, que muitas vezes ultrapassam os 50 mil metros quadrados, mais opções de lazer são oferecidas ao comprador. E dos mais variados tipos. Vai dos tradicionais salão de festas, quadras poliesportivas e spas até grandes piscinas e bosques de mata nativa com trilha para uma boa caminhada.

"Tudo isso resulta em qualidade de vida", acredita Luiz Castro Santos, diretor comercial do Grupo LN, detentor da construtora Porto Fino. "O morador pode ter seus momentos de lazer, entrar em contato com a natureza e ainda tirar as crianças da frente do computador sem precisar sair de casa", diz.

* * * * *

Serviço: H2a Imóveis (41) 3018-6888. Porto Feliz Incorporações (41) 3336-6929. Porto Fino Condomínios (41) 3241-2000. M. Zandonai Construções Civis (41) 3345-1211.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]