Não há segredos para quem deseja criar ou renovar um espaço nas áreas externas da residência. Seja ao lado da piscina, próximo da churrasqueira, na varanda ou no jardim, móveis e acessórios decoram conforme o estilo e o bolso dos moradores.
Para quem aprecia a decoração clássica, tecidos estampados e florais estão de volta nas almofadas e capas de sofás. Uma dica da consultora de decoração da Inove Store, Cristina Milani, é usar tecidos que resistam à chuva. "Há uma linha 100% acrílica que não estraga com o tempo", diz.
Couro náutico também é aconselhado para áreas externas, de acordo com a gerente da Saccaro, Daniele Tessavento. "É importante lembrar que, mesmo sendo resistentes, por baixo destes tecidos há uma camada de espuma que umedece com o tempo. Por isso, para evitar bolor ou manchas deve-se colocar para dentro de casa as almofadas em longos períodos de chuva", destaca.
Ao lado das cadeiras de plástico brancas, móveis modernos e arrojados disputam espaço e atenção. Um dos novos materiais é a madeira de reflorestamento (eucalipto) que é tratada especialmente para suportar as intempéries. Segundo Daniele, ela pode ser usada em tom natural ou ainda tingida na cor nogueira. "Para resistir à variação do clima, esses móveis recebem um tratamento especial com produto que combate fungos e impermeabiliza. Ele pode ser passado em cadeiras e mesas."
Fibras sintéticas que imitam as naturais também estão em alta. "A diferença é que as primeiras não precisam ser recolhidas diariamente, já que resistem à chuva, ao sol e ao vento", afirma Cristina, da Inove Store. No mercado, os móveis produzidos em fibras sintéticas podem ser encontrados em diversas tonalidades, desde branco até os que imitam madeira. Ombrellone (guarda-sol com tamanho maior) é um dos acessórios que ganhou espaço em jardins ou churrasqueiras.
Para a arquiteta Rosa Dalledone, luminárias blindadas e pisos antiderrapantes de diferentes cores estão entre as novidades do setor. "São ideais para suportar sol ou chuva. Além disso, há uma infinidade de novos produtos desenvolvidos especialmente para estas áreas. Até mesmo plástico ou PVC podem aderir à decoração do jardim."
PCC: corrupção policial por organizações mafiosas é a ponta do iceberg de infiltração no Estado
Festa de Motta reúne governo e oposição, com forró, rapadura, Eduardo Cunha e Wesley Batista
Quase 40 senadores são a favor do impeachment de Moraes, diz Flávio Bolsonaro
BR-266: estrutura que sobrou da ponte entre Maranhão e Tocantins é demolida por implosão
Deixe sua opinião