O Sindicato da Habitação e Condomínios do Paraná (Secovi-PR) empossou na segunda-feira à noite uma nova diretoria. Liliana Ribas Tavernaro, da Tavernaro Imóveis, de Ponta Grossa, é a nova presidente da gestão 2010-2014. A entidade, que responde por duas mil imobiliárias e oito mil condomínios só em Curitiba, tem como foco principal nos próximos anos aumentar sua representatividade no estado e a qualidade dos serviços do setor para a sociedade.
Hoje, o Secovi-PR, por meio do Instituto Paranaense de Pesquisas do Mercado Imobiliário e Condominial (Inpespar), é uma das principais fontes de informação do setor, com um estudo amplo e mensal sobre preços de compra e venda e locação de imóveis de Curitiba, entre outros dados, que são divulgados, com frequência, para seus associados e a população em geral, no site www.secovipr.com.br.
Na gestão anterior, o desafio de levar esse mesmo banco de dados para outras regionais (Cascavel, Foz do Iguaçu, Matinhos (Litoral), Londrina, Maringá e Ponta Grossa) já existia, mas ainda depende de avanços. "Este ano vamos voltar a incentivar as imobiliárias para que alimentem o banco de dados do Inpespar com sua oferta de imóveis para que possamos ampliar essa pesquisa. Sem isso não temos como dimensionar o mercado das outras regionais", afirma Liliana.
Formação
A bandeira da excelência de serviço passa pela capacitação da força de trabalho do setor imobiliário (corretores) e do setor condominial (porteiros, zeladores e síndicos). Isso é feito pela Universidade Livre do Mercado Imobiliário e Condominial do Paraná (Unihab), setor de educação profissional da entidade. "O diferencial deste ano é a parceria, firmada este mês, com o Instituto Federal do Paraná (IFPR), para que esses cursos tenham uma certificação dada por uma instituição de ensino idônea", frisa Liliana. O técnico em Transações Imobiliárias é um dos cursos que serão oferecidos pelo Secovi-PR, por meio da parceria da Unihab e do IFPR, este ano. Em 2009, 3.245 pessoas passaram pela Unihab, um crescimento de 10% em relação a 2008.
Saúde
O Secovi-PR oferece atendimento médico e odontológico a funcionários de imobiliárias e condomínios em três de suas sedes: Curitiba, Maringá e Londrina. No ano passado 120 mil pessoas passaram pelo Secovimed. Para o atendimento é necessário que a imobiliária ou condomínio contribua com determinada quantia por funcionário, parecido com um plano de saúde.
Mediação
O Secovi-PR trabalhará nesta gestão para uma atuação maior da Câmara de Mediação e Arbitragem (CMA), criada em 1997. O órgão, que em 2009 atendeu cerca de 500 casos, é composto por profissionais do setor com formação (uma especialização) na área de mediação e arbitragem. Questões como inadimplência e irregularidades em condomínios são discutidas e deliberadas por um mediador escolhido por ambas as partes. Para os casos irem à CMA é necessário que exista uma cláusula compromissória na convenção do condomínio que determine a Câmara como órgão para resolução de conflitos. Caso não haja consenso na mediação, a questão é resolvida por três árbitros. "Trata-se de um meio para encontrar uma solução rápida para um problema, sem que seja preciso levá-lo à Justiça comum, o que economiza custos", ressalta Liliana.
Serviço:
Mais informações sobre o Secovi-PR e seus serviços pelo telefone (41) 3259-6000.