Prós e contras
A arquiteta Ana Carolina Mazzarotto aponta as vantagens e desvantagens de ambientes integrados:
- Otimiza o espaço da residência, considerando que não terá perda de área com estruturas de divisão.
- É uma solução de projeto contemporâneo de arquitetura, esteticamente interessante.
- Facilita reuniões sociais. É ideal para pessoas que gostam de confraternizar e poder cozinhar para os amigos ao mesmo tempo
- A bagunça da cozinha significa também desorganização no espaço de estar.
- A cozinha integrada tende a ter valor mais elevado, pelo investimento em mobiliário e equipamentos bonitos e sofisticados.
Mais convivência em família e a sensação de ter espaços maiores nos cômodos de residências cada vez menores estão em alta na arquitetura, com a integração de ambientes residenciais. Com soluções simples os ambientes sociais, como sala de estar e home, são integrados à cozinha e formam uma unidade harmônica, funcional e moderna. Ideal para quem gosta de curtir a casa, receber amigos e oferecer jantares. Mas é preciso ser uma pessoa organizada e estar preparada para investir um pouco mais no detalhes, pois estará tudo mais aparente.Essa é uma tendência principalmente entre solteiros e casais jovens, inclusive planejada por construtoras que têm neste público seu principal alvo, comenta o arquiteto Ricardo Alberti, diretor de criação do escritório WAA Willer Arquitetos Associados. Alberti afirma que quase a totalidade dos lançamentos contempla este tipo de espaço, chamado pelos construtores de living estendido. "É um quarto reversível. Sem banheiro e com parede menos espessa, que permite ao proprietário eliminar a divisória e o utilizar como um outro tipo de ambiente, sempre integrado à sala de estar."
A integração também pode ser apenas visual, afirma Alberti, com uma parede de vidro ou um móvel vazado. "A área de lazer ou um jardim do lado externo podem ser integrados com portas de grandes dimensões envidraçadas, sem ter, necessariamente, contato direto. Assim, em um dia frio aproveita-se o potencial de áreas externas."
Informalidade com bom gosto
No projeto do apartamento decorado do residencial Red Curitiba, da PDG Realty e Construtora LN, de 68 metros quadrados, a arquiteta Ana Carolina Mazzarotto, da AMR Arquitetos, optou por eliminar a meia parede da planta original, que faria a divisão entre sala e cozinha, para aproveitar melhor o espaço oferecido. "A ideia foi deixar a cozinha mais linear (ela tinha formato em L) e ter uma mesa maior e mais confortável. A proposta é de um ambiente informal, mas de bom gosto", justifica. A arquiteta utilizou um balcão com banquetas para delimitar o espaço. Área de serviço e sacada complementam a integração, com linguagem semelhante na decoração.
Sem barreiras entre os ambientes sociais
Para resolver o problema de espaço na casa, a dona de casa Adriana Cristante da Silveira fez uma grande mudança no apartamento onde mora com o marido e dois filhos, no bairro São Francisco. Hoje, as dependências de empregada, comuns em edifícios antigos, são a nova cozinha. A antiga deu lugar à lavanderia. O espaço está integrado às salas de tevê e de jantar. "Elas eram separadas por uma parede e o espaço ficava muito apertado. Agora está bem mais amplo e arejado, com maior visibilidade entre os cômodos", diz Adriana.
A dona de casa comemora o fato de poder receber visitas para o almoço aos domingos sem precisar ficar isolada na cozinha enquanto todos confraternizam na sala. "Muitas pessoas não gostam de cozinhas abertas, por medo de espalhar cheiro de gordura pela casa, mas um bom exaustor evita o problema", diz. Além disso, conta Adriana, uma porta de correr se esconde no meio da parede e pode ser fechada, isolando o espaço a qualquer momento.
A autora do projeto, a arquiteta Fernanda Nascimento, professora do Centro de Educação Profissional de Design, Artes e Profissões (Cepdap), enfatiza que integrar ambientes apenas pelo desejo de tornar a casa moderna não é a melhor ideia de inovação. A opção é indicada para quem não consegue deixar a cozinha em ordem, por exemplo. "Integrar os ambientes de cozinha é para quem gosta de receber, cozinhar para as visitas", diz. "Outro grande barato é quando a família usa os espaços. Porque se são utilizados somente por um funcionário, cairá no modismo e não terá nenhuma função", aponta.
Contemporâneo
A privacidade está apenas nos dormitórios no apartamento decorado do condomínio Brava Beach Internacional, que está sendo construído entre Itajaí e Balneário Camboriú, em Santa Catarina. O projeto é do arquiteto Ivan Wodzinsky, de Curitiba. Mesmo com ampla área privativa o apartamento tem 200 metros quadrados , ele optou pela exposição dos cômodos. "Houve um tempo em que a sala era arrumada, fechada e ninguém entrava. Hoje as pessoas recebem mais em casa, querem curtir mais seu ambiente e dar mais funções aos espaços", diz.
Com linguagem contemporânea e urbana, o local recebeu porcelanato polido claro em todo o ambiente, o que torna o living integrado com sala de tevê, de jantar e varanda ainda mais amplo e luminoso. Para constrastar, uma parede é preta, o que permite que os objetos e móveis se destaquem no conjunto. Os eletrodomésticos da cozinha são embutidos nos armários, o que faz com que passem praticamente despercebidos. "É fundamental que a decoração seja coerente entre os ambientes integrados, mesmo que tenha estilos diferentes misturados. Estará tudo mais exposto e visível", destaca Wodzinsky.
“Guerra” entre Mais Médicos e Médicos pelo Brasil prejudica quase 4 mil profissionais de áreas vulneráveis
DeepSeek reacende alerta sobre coleta de dados por IA, e especialistas cobram fiscalização
Governo e oposição se unem em festa por Hugo Motta; assista ao Sem Rodeios
Regulação das redes sociais pode ser apresentada na próxima semana, diz ministro
Deixe sua opinião