Um ambiente funcional, que permite o preparo dos alimentos ao mesmo tempo que oferece um espaço confortável para a confraternização da família e de amigos. Esta é a definição básica de uma cozinha gourmet ou extensão da sala de estar.
Pelo menos duas construtoras de Curitiba estão apostando neste novo conceito de cozinha, vinculado à apartamentos de alto padrão a Plaenge, com o edifício Poty Lazzarotto, no Ecoville, e a Giacomazzi, com o empreendimento Giardino dei Fiori, no Alto da XV.
Segundo o gerente comercial da Plaenge, Luiz Gustavo Salvático, a cozinha é, cada vez mais, um fator determinante na escolha do imóvel. "Projetamos um espaço funcional, grande e prático, o que facilita a recepção dos amigos em casa. Nos últimos anos, as construtoras diminuíram o tamanho das cozinhas. A Plaenge está invertendo esse processo, ao resgatar os grandes espaços dos projetos antigos", afirma Salvático.
De acordo com o diretor comercial da Giacomazzi, Andrei Giacomazzi, o Giardino dei Fiori já é o segundo empreendimento da construtora a adotar o modelo de cozinha gourmet. "A idéia veio da conversa com nossos clientes, eles queriam cozinhar em casa, mas com o espaço e o conforto necessários para receberem os amigos", afirma.
Para a arquiteta Caroline Bollmann, responsável pelo apartamento decorado do edíficio Giardino dei Fiori, a cozinha gourmet é um espaço a ser utilizado como entretenimento e convívio social, sem deixar de lado a sua função de área de trabalho. "Por isso, uma de suas principais características é a metragem quadrada. Cozinhas amplas que possibilitam a disposição correta de equipamentos como fogão, fornos, geladeiras e bancada de preparos, facilitam todo o trabalho de cozinhar e permitem que ele seja dividido com os convidados", explica Caroline. Para a arquiteta, o modo de vida atual, em que a presença masculina neste espaço de trabalho "feminino" aumentou e em que conforto, aconchego, segurança e tranqüilidade têm sido os grandes objetivos dos projetos residenciais atuais, é a grande razão para dizer que a cozinha gourmet é uma tendência.
Fluxo
Ainda de acordo com a arquiteta, esse conceito deve sempre considerar os fluxos de movimentação no preparo dos alimentos até o momento em que ele deverá ser colocado à mesa para degustação. "Por isso, é essencial também que tenha em seu projeto um espaço destinado às refeições", afirma Caroline. Para ela, outro ponto importante é a escolha dos materiais, que não pode levar em conta apenas o apelo estético, mas também a praticidade e durabilidade necessária a ambientes tão utilizados.
“Guerra” entre Mais Médicos e Médicos pelo Brasil prejudica quase 4 mil profissionais de áreas vulneráveis
DeepSeek reacende alerta sobre coleta de dados por IA, e especialistas cobram fiscalização
Governo e oposição se unem em festa por Hugo Motta; assista ao Sem Rodeios
Regulação das redes sociais pode ser apresentada na próxima semana, diz ministro
Deixe sua opinião