• Carregando...

Hoje comemora-se o dia do arquiteto e do engenheiro, profissionais chave no processo de construção das edificações. Mas muitos ainda desconhecem a função de cada um. se pensa com freqüência, por exemplo, que o arquiteto trabalha apenas com o lado estético. Mas este profissional vê a obra como um todo, com atuação que vai do urbanismo ao paisagismo e o design de interiores.

Para se entender o papel que arquitetos e engenheiros assumem em um projeto, pode-se fazer um paralelo com a música. Em uma orquestra, o arquiteto é o compositor, e o engenheiro, o maestro, aquele que executa o projeto e conduz a obra. Normalmente o cálculo estrutural, projetos hidráulico e elétrico são tarefas do engenheiro civil.

Também é função do arquiteto se preocupar em compatibilizar estes projetos complementares com o seu trabalho. Já no decorrer da obra, participam o arquiteto e o engenheiro, acompanhando todas as etapas para que tudo saia de acordo com o planejado.

Antes de tudo, é o arquiteto que interpreta as necessidades do cliente. "Um projeto arquitetônico de qualidade é de suma importância para se evitar problemas futuros e retrabalhos. É melhor gastar mais tempo no papel para não gastar dinheiro na obra", afirma o arquiteto Francisco Augusto de Almeida.

Depois, é só usufruir o espaço. "Muitas pessoas não percebem o espaço em que habitam ou trabalham e se sentem desconfortáveis por algum motivo, e muitas vezes isso acontece porque o espaço não atende às suas necessidades de vivência", diz o arquiteto Dalton Vidotti, presidente da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-PR). "O conforto e o bem-estar sempre são considerados na arquitetura, fazendo com que as pessoas usufruam a potencialidade máxima do espaço em todas as suas atividades."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]