O Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) do Paraná, o Serviço Brasileiro de Apoio às micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) assinam nesta semana um termo de cooperação para lançamento de um programa com metas ambiciosas.
O Projeto "Construindo o Futuro", que irá se estender até 2007, nasce com o objetivo de melhorar a capacitação e a competitividade das pequenas empresas construtoras de Curitiba e Região Metropolitana, compreendendo um conjunto de ações voltadas ao aprimoramento da gestão empresarial, da tecnologia e do relacionamento com o mercado consumidor.
Todas as ações do projeto foram definidas pelos próprios construtores, a partir do debate sobre os desafios e oportunidades do setor. Os empresários elaboraram um novo cenário para o setor a partir de um diagnóstico da cadeia produtiva da construção civil no Paraná feito pelo Sebrae. A partir daí, reunidos em grupos temáticos, os participantes definiram o plano de ação e os resultados a serem alcançados.
Coordenador geral do projeto, o diretor do Sinduscon-PR, Normando Antonio Bau, ressalta a importância do projeto e os benefícios que ele pode trazer ao mercado construtor. "Temos a união de entidades parceiras e a alocação de recursos financeiros e operacionais para desenvolver um projeto específico para melhorar a competitividade", diz. O Sebrae já confirmou a inscrição de 40 empresas no projeto, mas espera-se que o número aumente depois da apresentação e detalhamento do plano de ação ao mercado construtor.
Apoiado nos indicadores que mostram o crescimento da construção imobiliária e nas perspectivas de mais investimentos em obras no segmento de serviços, o presidente do Sinduscon, Julio Araujo Filho, avalia que este é o momento adequado para os construtores buscarem melhor capacitação. "As empresas devem se preparar para o futuro. Aquelas que estiverem mais capacitadas vão sair na frente na disputa pelo mercado, que é cada vez mais exigente no cumprimento de prazos, qualidade e preços".
Serviço: Lançamento e assinatura do acordo de resultados do Projeto "Construindo o Futuro". Terça-feira, 4 de outubro, 18h30. Sinduscon-PR, rua da Glória, 175. Informações sobre o projeto no Sebrae com Edvaldo Pires Corrêa, gestor de Projetos Construção Civil, no telefone (41) 3330-5882.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Deixe sua opinião