Aproximadamente 800 pessoas participaram do Encontro da Habitação 2006 realizado nos dias 18 e 19 deste mês em Maringá. O evento teve apoio da Gazeta do Povo e reuniu especialistas do setor imobiliário, da engenharia civil, universitário, entre outros, que debateram as realidades técnicas e profissionais de cada região do país.
O presidente do Sindicato da Habitação e Condomínios (Secovi) no Paraná, Márcio Strini, considera o evento como uma iniciativa para resolver pendências do setor, enquanto o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) no Paraná, Alfredo Canezin, saiu de Londrina para se atualizar. "É uma oportunidade de reciclagem para os corretores, entidades e lideranças", avalia. Ele ficou impressionado com a vitalidade da palestrante Ozires Silva (o criador da Embraer) que, aos 75 anos, demonstrou disposição para apresentar melhorias ao país na palestra "O Brasil que nós queremos e precisamos fazer".
Também palestraram no evento Arnaldo Jabor, Gian Carlo Gasperini, Wilson Mileris, Alfredo Rocha, João Carlos de Oliveira, Lair Krähenbühl, Luiz Guilherme da Silva, Silvio Barros II e Glicér Regina. Mas a grande atração do evento foi mesmo o norte-americano James Hunter. Autor do best seller "O Monge e o Executivo - Uma História Sobre a Essência da Liderança", lançado em 12 idiomas, ele apresentou em Maringá o conceito Liderança Servidora, onde os funcionários do baixo escalão passam a ter mais importância na empresa.
Diretoria
Também foi realizada durante o evento maringaense a reunião bimestral dos diretores do Secovi do país. Participaram 18 representantes estaduais do sindicato que discutiram novidades e problemas do mercado imobiliário, entre eles legislação, administração de condomínios, locações, situações de compra e venda, loteamento e programas de arrendamento. O presidente da Câmara de Comércio e Administração Imobiliária (CCAI) e diretor do Secovi-RJ, Pedro Wahmann, comenta que há um déficit habitacional no Brasil em torno de 7,5 milhões de moradias. "Um dos principais problemas está na formação de garantias das locações", considera. "O sindicato busca apontar novas formas de garantias para locação, como fundos imobiliários".
A estimativa da organização do Encontro da Habitação 2006 é que o evento tenha custado R$ 400 mil e não há previsão de uma nova edição. "As expectativas foram superadas", avaliou o coordenador Edmar Arruda. "Mas o evento não tem calendário e é realizado de acordo com as necessidades de mercado." Ele ressalta também que o empresário deve fazer uma reflexão para mudança de mentalidade no mercado a partir das informações recebidas no encontro para ampliar as possibilidades de negócios.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”