• Carregando...
Vista aérea da Burj Dubai, nos Emirados Árabes. | AFP
Vista aérea da Burj Dubai, nos Emirados Árabes.| Foto: AFP

Especialistas indicam o espaço necessário para se ter conforto e ensinam como valorizar um imóvel de pequenas dimensões:

Projeto – mesmo pequeno, o projeto da sua casa ou apartamento pode dar a idéia de amplitude e conforto. Para isso, uma dica é a integração dos ambientes com funções complementares: como a sala de jantar e a cozinha, que juntas criam um espaço gourmet. Em todos os ambientes, procure valorizar o espaço de circulação escolhendo móveis de dimensões pequenas ou feitos sob medida. Se a escolha por pouca metragem quadrada for por economia, o arquiteto Frederico Cartens dá uma dica: economizar no número de cômodos, não na metragem de cada um deles. "Em um primeiro momento, em vez de fazer quatro quartos pequenos, opte por dois grandes que sejam divididos pelos filhos. O mesmo pensamento vale para o restante da casa. Para fazer isso basta pensar no projeto da casa em partes, faça primeiro o principal e depois vá implementando o resto de acordo com as suas possibilidades."Sala – este espaço precisa abrigar ao menos dois ambientes (jantar e estar). "Se considerarmos um espaço mínimo de 60 centímetros de circulação entre o mobiliário, mesmo que o ideal seja 80 centímetros, precisaríamos de uma sala com, pelo menos, 12 metros quadrados", diz o arquiteto Cristiano Moro Reboli. Na hora de decorar prefira as cores claras. Importante: a janela precisa ter ao menos 1,50 x 1,50 metro, para uma boa iluminação.

Cozinha - a primeira dica para este ambiente da casa é usar móveis sob medida e eletrodomésticos pequenos. Segundo Reboli, para caber um fogão de quatro bocas, os armários, uma geladeira pequena e uma pia de, ao menos, 1,20 metro de comprimento, é preciso uma área de pelo menos 4 metros quadrados. "No mínimo 1,50 metro de largura, de parede a parede", diz o arquiteto.

Banheiro – a construtora Thá não trabalha com menos de 1,20 metro de largura para banheiros comuns e 1,50 metro para suítes master, e é bom que você também não aceite tamanhos menores. "É o suficiente para colocar uma bancada confortável e para que a porta abra sem problemas", diz o gestor de engenharia imobiliária da empresa, Nilton Neilor Antonietto. Quanto ao boxe, as medidas mínimas devem ser de 80 centímetros x 1 metro. "No entanto, se puder, sugiro pelo menos 90 centímetros x 1,20 metro", diz o arquiteto Reboli.

Quartos – para este ambiente é necessário um espaço de pelo menos 6 metros quadrados. "As suítes são áreas muito valorizadas pelos nossos clientes. Em nosso próximo lançamento teremos unidades de 85 metros quadrados, dos quais 26 serão apenas para a suíte do casal. Por isso, não recomendo menos do que 12 ou 13 metros quadrados de área", diz o diretor geral da construtora Héstia, Gustavo Selig.

Corredor e portas – a legislação de Curitiba diz que a largura mínima para corredores é de 80 centímetros. Essa medida – que vale também para as escadas – também é a mínima recomendada pelos profissionais. Quanto às portas, vai depender do local da casa. "Para a entrada podemos usar portas com 80 centímetros de largura, mas o recomendável é 90 centímetros. Já para as internas não podemos usar menos de 70 centímetros. E para os banheiros pode ser de 60 centímetros de largura sem comprometer o conforto do ambiente", afirma o arquiteto Cristiano Reboli.

***

Fontes: arquitetos Frederico Cartens e Cristiano Moro Reboli; construtoras Héstia e Thá; Prefeitura de Curitiba.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]