Moradores de ruas movimentadas de Curitiba devem ficar atentos ao barulho. Segundo Geraldo Cavalcante, físico especialista em acústica que atua na área a mais de 20 anos, o trânsito é a principal fonte de poluição sonora em Curitiba. De acordo com dados de sua empresa, a Relacus, em vias como a Avenida Visconde de Guarapuava e Alameda Dr. Carlos de Carvalho, o nível sonoro é de aproximadamente 80 decibéis.
No horário de maior fluxo (por volta das 18 horas), o problema é ainda maior. A intensidade sonora destas vias atinge os 100 decibéis. Para se ter uma idéia, é um valor aproximado do volume sonoro dentro de uma discoteca (110 decibéis). "É uma agressão ao ouvido. Nessas regiões, a necessidade de se ter em casa algum sistema que impeça a entrada do barulho excessivo é ainda maior", avalia Cavalcante.
Além da Visconde e da Carlos de Carvalho, a Diretoria de Trânsito de Curitiba (Diretran) informa que estão no ranking das avenidas mais movimentadas a Presidente Kennedy, Iguaçu, Avenida do Batel e Silva Jardim. Todas elas têm fluxo acima de 3 mil veículos por hora e, segundo a Relacus, nível sonoro que ultrapassa 70 decibéis volume máximo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Deixe sua opinião