Escolha um bom arquiteto capaz de orientar do início ao fim desta empreitada. Um especialista lhe garantirá confiabilidade na materialização de seu sonho.
Na definição do terreno vários itens devem ser analisados: inserção urbana, entorno, acessibilidade, equipamentos e facilidades urbanas disponíveis, valorização futura, clima, legislação e topografia.
Cuidado com a insolação. Residências frias no inverno e quentes no verão são maus exemplos de como aproveitar e proteger a edificação do sol.
Atenção especial à fase de criação. É neste momento que o sonho começa a tomar forma. Faça croquis, desenhos e esboços. É assim que as idéias vão sendo amadurecidas.
Não aceite padrões pré-estabelecidos. Cada família possui tamanho e comportamento diferentes. Por isso é necessário estabelecer um programa e fluxos especiais: 2 ou 3 quartos, sala íntima, home theater, piscina, churrasqueira. Tudo irá influenciar no seu modo de vida e no custo da obra.
Projeto executivo e aprovação. Nesta fase já estão definidas as áreas, cotas, acabamentos, esquadrias e é possível encaminhar o projeto à prefeitura.
Fonte: arquiteto Frederico Carsten, da Realiza Arquitetura. Informações: (41) 242-0052 e www.realiza.com.