Peças coloridas, móveis em fibra, objetos de iluminação com visual arrojado e forte influência asiática. Essas são algumas das tendências observadas na 41ª House & Gift Fair uma das maiores feira de artigos para casa da América Latina , que ocorreu este mês, em São Paulo. Dividida em sete salões temáticos e aberta somente para empresários do setor, a feira adiantou o perfil dos produtos que devem chegar às lojas de todo o Brasil em setembro e outubro deste ano. Segundo Gutemberg Oliveira, diretor administrativo e financeiro da Grafite Feiras e Promoções, empresa organizadora do evento, o grande número de visitantes confirmou o sucesso da feira. Foram 47 mil compradores em quatros dias. "Um dos nossos objetivos é antecipar tendências e aproximar as empresas brasileiras de tudo o que já é forte no exterior, levando isso aos consumidores em alguns meses", diz. Entre os 1.300 expositores 350 deles de outros países , a aposta em objetos coloridos e com visual ousado, fazendo releituras de peças clássicas, e o uso de materiais naturais, como madeira, tecidos e fibra, ficou clara. Mas é preciso atenção: isso não significa que todos precisam ser misturados na hora de decorar um ambiente para que a casa ou apartamento fique dentro da tendência.
"Bom senso é fundamental para não exagerar", ressalta Giovanni Durigan, sócio-proprietário da Desigan Mobiliário em Fibras Naturais. Seguindo a identidade da marca, a empresa apresentou em móveis produzidos em fibra com detalhes em metal e madeira. "Somente a fibra deixa o mobiliário com visual muito carregado, então esses outros materiais o tornam mais moderno", explica.
Para ele, a fórmula para não errar é mesclar cores e materiais. Um sofá com estofado em tonalidades neutras, como branco e bege, por exemplo, fica bem com uma poltrona em fibra com tecidos estampados, florais ou nas cores prata e preto. "O móvel em fibra precisa ser o destaque da decoração. Uma peça bem empregada é melhor que várias sobrecarregando o ambiente", diz.
Coloridos e estampados
Outra tendência entre os expositores da feira foi o uso de objetos que mesclam transparência e muitas cores, conceito que havia aparecido na edição do evento do ano passado. Peças em vidro, como centros de mesa e vasos, deixaram de lado o aspecto sóbrio e ganharam formas mais curvas e tonalidades como verde, alaranjado e preto, de maneira monocromática ou combinadas entre si, tornando o visual mais moderno. "Nossa aposta para o segundo semestre são peças com detalhes em vermelho e âmbar", explica Jussara Molinari, membro do departamento comercial da Cristais São Marcos. Objetos em cerâmica, acrílico e plástico em cores quentes e com misturas de tonalidades devem aparecer bastante na decoração.
Os objetos de iluminação ganharam uma cara mais contemporânea e ficaram mais versáteis. Os abajures, por exemplo, apareceram com bases com formas sinuosas e opções com cúpulas em tecidos estampados ou em cores vibrantes e fortes, como preto e vermelho. "Ao mesmo tempo, tentamos resgatar aquele visual do abajur da vovó, com cúpulas em tricô e renda e linhas mais retas", comenta Silvia Pierri, proprietária e designer da Plano de Luz Iluminação.
Para ela, as peças estampadas são a tendência do momento. "É interessante porque hoje as pessoas optam por estofados monocromáticos em tons neutros. Vale investir em um abajur com listras, florais, temas abstratos ou geométricos como uma maneira de tornar esse ambiente mais atraente".
Inspiração asiática
Os temas étnicos são recorrentes há algumas temporadas nas feiras de decoração, mas este ano eles vieram com ainda mais força e um visual renovado. "A novidade agora é que os produtos têm um aspecto menos carregado", diz Roberta Tenenbaum, diretora de marketing da Rojemac Presentes, que investiu em peças com influência asiática principalmente indiana , como lanternas, castiçais, candelabros e utensílios em prata para os próximos meses.
A regra é fugir do óbvio e misturar esses objetos com peças mais neutras ou que valorizem a identidade brasileira, como artesanato nacional. "As referências são mais sutis e a palavra de ordem é mistura. Seja combinando o tradicional com o romântico ou o retrô com o moderno, a pessoa deve fugir de espaços monotemáticos", diz.
* A repórter viajou a convite da Grafite Feiras e Promoções, empresa que organiza a House & Gift Fair.
Serviço:
Cristais Cambé Em Curitiba: Biagallo (www.biagallo.com.br); Lopel Equipamentos e Utensílios para Gastronomia (41) 3352-2120 e Roca Utilidades Domésticas (41) 3075-9950. Mais informações: www.cambe.com.br.
Cristais São Marcos Em Curitiba, é possível encontrar produtos da marca nas lojas: Bazar Casa (41) 3232-0576; Roca Utilidades Domésticas (41) 3075-9950; Yellowart Presentes (41) 3233-8560; Móveis Campo Largo (41) 3372-7222. Mais informações: www.cristaissaomarcos.com.br.
Desigan As peças podem ser compradas na loja Artesanato Cascatinha, em Curitiba: (41) 3018-9596. Mais informações: www.desigan.com.br.
Plano de Luz Iluminação Produtos à venda no showroom da empresa em Curitiba: (41) 3019-6809. Mais informações, www.planodeluz.com.br.
Rojemac Presentes À venda no site www.magazinedacasa.com.br. Mais informações: (11) 3616-9900.
Startec Import Para consultar pontos de vendas, o site é www.startecimport.com.br e o telefone (11) 2916-2333.
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Deixe sua opinião