A temporada 2005/06 promete muita animação logo depois do Natal: a previsão das imobiliárias do litoral é de que o movimento das praias triplique a partir do dia 26. Então, nada melhor do que reservar um imóvel com antecedência evitando a correria de última hora e as poucas opções que restam de casas e apartamentos para locar.
Estima-se que 80% dos imóveis disponíveis para locação já estejam reservados. "As pessoas se anteciparam muito nesse ano e já se prepararam para a temporada desde julho", conta Jurema Arzão, proprietária da Jurema Imóveis, de Caiobá. Para ela, essa antecipação acontece porque aumentou a procura pelo litoral paranaense. "Muitas pessoas de outros estados, inclusive estrangeiros, têm nos procurado para locar imóveis na alta temporada", afirma.
Pelo fato de o período mais disputado ser entre o Natal e o Ano Novo, todas as imobiliárias entrevistadas afirmam trabalhar com pacotes de diárias. "É de praxe locar os imóveis por um período mínimo de dez dias, já que a maioria das famílias que vêm para o litoral costuma ficar pelo menos duas semanas", explica Jurema.
Para o corretor da Imobiliária Ideal, de Pontal do Paraná, Armando da Silva Filho, outra característica que incentivou as reservas antecipadas é a opção dos clientes por locar o mesmo imóvel de um ano para o outro. "Eles reservam com muita antecedência para garantir uma boa estada, já que alguns imóveis trazem mais comodidade que outros." Mesmo assim, o corretor faz um alerta. "É importante que as pessoas venham até o imóvel para conhecê-lo, para no final não saírem decepcionados." Em relação à compra, Silva Filho afirma que as vendas acontecem com mais antecedência ainda. "As pessoas nos procuram ainda no inverno para no verão já terem um lugar garantido", diz.
Os preços de locação, para quem optar pelo litoral paranaense, variam muito de acordo com a localização do imóvel, tamanho e acomodação, indo de R$ 80 reais a diária para as casas mais simples até R$ 700 para imóveis com piscinas, salão de festas, quatro quartos e de frente para o mar. O proprietário da Imobiliária Muraski, de Guaratuba, Claudir Souza Muraski, afirma que o forte da locação neste balneário são as casas próximas à beira-mar e ao calçadão. "É uma praia sem muitos prédios, sendo que os imóveis mais procurados são as casas a meia quadra do mar ", destaca.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Deixe sua opinião