O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.
Os lançamentos recentes do mercado imobiliário ampliaram não somente a oferta de unidades, mas também a altura dos prédios em Curitiba. Apoiadas na evolução das tecnologias construtivas, as incorporadoras têm elevado cada vez mais suas torres – tanto em metros lineares quanto em número de pavimentos –, alterando o cenário urbano e inserindo novos nomes à lista dos edifícios mais altos da capital.
Entre os “novatos” no skyline curitibano, destacam-se os empreendimentos de uso misto, que reúnem salas comerciais, corporativas e unidades residenciais em endereços tradicionais do Centro, como a Rua Comendador Araújo e a Rua Brigadeiro Franco.
Alguns dos gigantes das antigas também mantêm sua imponência e, passadas mais de três décadas de suas entregas, não perderam o posto diante dos novos “concorrentes”.
A reportagem não localizou uma lista oficial que relacione os prédios mais altos de Curitiba. Para listá-los, foram cruzadas informações sobre a metragem linear e o número de pavimentos dos edifícios encaminhadas pela Secretaria Municipal do Urbanismo, Brain Bureau de Inteligência Corporativa e pelas empresas responsáveis pela construção ou gerenciamento dos empreendimentos.
Universe Life Square: entregue pelas incorporadoras Rossi e Thá, em 2014, o empreendimento tem 152 metros de altura e 44 pavimentos distribuídos em uma única torre. Com padrão luxo e de uso misto, o edifício concentra 137 unidades residenciais e outras 207 comerciais, além de seis lojas. O prédio está localizado na Rua Comendador Araújo, 252, na esquina com a Rua Visconde do Rio Branco.
Evolution Towers: com 137 metros de altura e 35 pavimentos, o Evolution Tower é o segundo prédio mais alto de Curitiba. O empreendimento é composto por uma torre residencial com 186 flats, sobreposta a um edifício corporativo. No prédio ainda funcionam o hotel Pestana Curitiba – com 177 unidades –, um centro de convenções, o Espaço Cultural David Carneiro e uma praça com acesso ao público. Entregue em 2004, o empreendimento de alto padrão está localizado na Rua Brigadeiro Franco, 1.826, com construção pela Thá e incorporação pela Plaza Incorporação e Empreendimentos.
7th Avenue Live & Work: localizado na Avenida Sete de Setembro, 2.451, no Rebouças, o empreendimento de médio padrão mescla os usos comercial, corporativo e residencial em 39 pavimentos. A Torre Oxford Residence atinge os 117 m de altura e concentra 565 apartamentos. Já os espaços Chelsea Offices e Trinity Corporate abrigam 120 offices, 28 salas corporativas e oito lojas, respectivamente. Construído pela Thá, o empreendimento foi entregue em junho de 2015.
Centro Comercial Itália: inaugurado em novembro de 1981, o Centro Comercial Itália, mais conhecido como Shopping Itália, carrega a característica de ser o primeiro prédio mais alto da capital. Com 112 metros de altura, aproximadamente, o “Gigante de Curitiba”, como foi apelidado na época de seu lançamento, tem 37 andares, dois deles destinados ao shopping. O centro comercial, por sua vez, abriga escritórios, consultórios e os consulados da Itália e do Japão. Horário de funcionamento do shopping: das 9h às 20h (2ª a 6ª feira, as lojas fecham às 19h) e das 9h às 18h no sábado. No domingo o shopping não abre.
Rio Jardine: construído no Ecoville, o empreendimento Rio Jardine tem 110 m de altura e 35 pavimentos. Com finalidade residencial, reúne 64 apartamentos de alto padrão distribuídos em 19 mil m² construídos em estilo neoclássico light. Localizado na Rua Oscar Borges de Macedo Ribas, 135, e construído pela Thá, o prédio foi entregue em janeiro 2015.
Sky: construído pela PDG, o residencial Sky traz 34 pavimentos (mais dois subsolos) em 110 m de altura. Localizado na Rua Martim Afonso, 1.400, no Bigorrilho, abriga 234 apartamentos com plantas do tipo studio e unidades de 1 e 2 quartos, além dos lofts duplex de 1 e 2 dormitórios. Entregue em 2013, o empreendimento contempla unidades de médio e alto padrão.
Deixe sua opinião