Em busca da aproximação entre designers e indústria
A 4ª edição do Prêmio Design Movelpar consagrou os trabalhos que mais se aproximaram dos conceitos de viabilidade para a indústria, funcionalidade, inovação e versatilidade. Foram 159 trabalhos inscritos, sendo 48 selecionados. Durante os cinco dias da feira, que foi encerrada na sexta-feira, 35 projetos finalistas ficaram expostos em uma área de 680 metros quadrados no Expoara Centro de Eventos, em Arapongas.
Tendência "frescura", uma sensação na feira
Com mais de 17 anos de experiência no mercado moveleiro, Cláudio Fernando Marques decidiu há dois anos abrir o seu próprio negócio, a Stanza Estofados, com sede em Londrina. Para a Movelpar 2009 apostou em algo inusitado para chamar a atenção de lojistas e consumidores, o sofá Hegon. O tecido utilizado no móvel "não existe" e foi criado especialmente pela empresa paulista Frantex Têxtil.
Arapongas - O design e a indústria estão caminhando cada vez mais juntos quando se trata do segmento de móveis populares. Essa tendência esteve presente nos estandes de algumas indústrias que participaram da Movelpar 2009 Feira de Móveis do Paraná, que ocorreu ao longo dessa semana em Arapongas, norte do Paraná. O evento reuniu 190 expositores de todo o país e importadores de 15 países que participaram de rodadas de negócios.
Nos últimos anos, a indústria moveleira não se mostrou preocupada em inserir traços inovadores no mobiliário popular, considera Giancarlo Piza, diretor do Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas (Sima). "Com a crescente procura das classes C e D, isso passou a ser uma exigência de mercado. Praticamente todas as indústrias do pólo moveleiro do norte do Paraná têm designers próprios ou contratam os serviços de consultorias de design", diz Piza.
A veterana M.E Gonçalves, de Arapongas, é uma das indústrias que está apostando em inovações para conquistar cada vez mais o público B, C e D. Há 46 anos no mercado, a empresa lançou este ano uma linha de móveis infantis com personagens da Disney e da Mattel. Em sociedade com a Empresa Brasileira de Móveis e Produtos Licenciados (EBL), a indústria tem exclusividade no Brasil para o uso dos personagens no mobiliário infantil. "A proposta é agregar valor ao produto. Não é porque a pessoa não possui condições financeiras que não possa comprar um produto com soluções bacanas. É um desafio criar um produto competitivo a custo baixo e torná-lo socialmente correto. O design não está só na forma, mas sim em todo o produto", comenta Henrique Estrada Raséra, designer da M.E Gonçalves, que possui 70 representantes em todo o Brasil e exporta principalmente para América Latina e África.
A aplicação dos motivos infantis da Disney e Mattel é feita por meio de serigrafia com desenhos em 3D e os móveis são produzidos em MDF e MDP. Os puxadores são inspirados nos personagens e têm formatos de flores, rodas e outros. A linha Disney é destinada ao público C e D e a da Mattel para a classe B, informa a empresa.
A Fiasini, também de Arapongas, vende raques e estantes há 14 anos e é focada em produtos destinados às classes C a F. "Agora estamos investindo em design para alcançar também a classe B. Esperamos aumentar em 20% o número de clientes", diz Robson Stefanuto, gerente nacional de vendas da Fiasini. Os móveis são em MDF laqueado com opções em BP (baixa pressão), mostrando os relevos e ranhuras dos veios das placas de madeira. A Fiasini vende para todo o Brasil e exporta para o Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai, Estados Unidos, Reino Unido e Angola.
Linhas retas
Outra aposta em design moderno vem da indústria gaúcha Kappesberg, de Tupandi, com a linha de cozinhas Urban para o público B e C. Os sete módulos da linha são fabricados em seis cores em alto brilho (vermelho, preto, chocolate, amarelo, azul e branco) e podem ser mesclados. Fabricado em 100% MDF, o móvel prima pelas linhas retas e pelo design clean. A linha tem paneleiro mais largo e profundo; o balcão pode receber pedra ou pia de inox de 120 centímetros; portas basculantes horizontais e os puxadores são cromados. "A linha Urban foi lançada no ano passado e tem tido bastante aceitação pelo seu preço acessível", diz Vivian Rockenbach, do Marketing da Kappesberg.
A também gaúcha THB móveis, de Camaquã, passou a oferecer móveis modulares pela primeira vez em 17 anos. "A intenção é aproveitar melhor os espaços e alcançar o público da classe B. Dentre os diferenciais, estão vidros temperados com leve espelhamento, cabideiro com iluminação e amortecimento nas portas", diz Paulo Hubner, diretor da THB.
Versatilidade
Empresas tradicionais como a Rudnick e a Herval expuseram na Movelpar as novidades para 2009. A Herval apresentou a Curva Cama, um sofá com duas chaises que podem se transformar numa cama, e o Sofá Cama de chaise com baú para otimizar o espaço. São 300 as opções de tecidos para esses estofados, conta Alberto Machado, gerente comercial da Herval.
Já a Rudnick priorizou os ambientes de estar, sala e dormitório, e mostrou um novo padrão de tamburato, que ressalta a textura e espessura dos móveis. "Os tons castanhos predominam nos acabamentos. A intenção é criar ambientes cada vez mais agradáveis tanto para quem passa muito ou pouco tempo em casa", diz Sandro Kahlow, gerente de desenvolvimento de produtos e novos negócios da Rudnick.
A jornalista viajou a convite da organização da Movelpar
Auditoria no Fies e Prouni expõe inadimplência de 51% e saldo devedor de R$ 109 bilhões
Pacheco deixou engatilhado novo Código Civil um dia antes de fechar mandato
“Guerra” entre Mais Médicos e Médicos pelo Brasil prejudica quase 4 mil profissionais de áreas vulneráveis
Barroso defende despesa do Judiciário e OAB se queixa de restrição a sustentações orais
Deixe sua opinião