Importante
Um modelo para cada biótipo
Há diversos modelos de poltronas, que melhor acomodarão mulheres de todo biótipo. Antes de escolher pela aparência, é importante experimentar. Como orienta o médico especialista em coluna Eduardo Rodrigo Puppi Moro, neurocirurgião do Hospital Nossa Senhora das Graças, o estofado tem de ter apoio para as costas e braços, em uma altura que a mãe consiga abraçar a criança. "Os braços não podem ficar nem muito altos, nem muito baixos, e o encosto deve chegar pelo menos até a coluna dorsal", diz Moro.
O médico ressalta que os joelhos precisam ficar em um ângulo de 90 graus. "A própria gestação e o cuidar do bebê depois são situações que sobrecarregam a coluna, principalmente a lombar. Sem postura e poltrona corretas, ocorrerá dor, contratura muscular e, em casos extremos, até hérnia de disco". O especialista recomenda almofadas para amamentação como um apoio extra e um pouco de alongamento do corpo antes e depois de alimentar o bebê.
Pufe
A maioria dos modelos de poltronas tem um pufe como complemento. Eles costumam ser vendidos separadamente. A peça é importante para estender as pernas e relaxar, segundo o médico Eduardo Rodrigo Puppi Moro. Serve também como um apoio a mais para uma visita se sentar, lembra a arquiteta Renata Sguario.
A poltrona de amamentação no quarto do bebê é tão importante quanto todos os outros móveis que dão suporte ao recém-nascido e à mãe. Afinal, é nela que ambos passarão grande parte dos dias, pelo menos durante os primeiros quatro meses. O conforto do estofado é o primeiro item a ser levado em consideração. Mas, na hora de escolher a melhor opção, mães antenadas sobre moda e decoração de interiores não resistem a modelos que, além da melhor ergonomia, agregam design. Modelos provençais ou com sistemas giratórios encantam as grávidas. "O mercado tem condições de atender tanto as que gostam de um design bem moderno, como as que preferem um estilo mais antigo e romântico", diz a gerente da Kids Concept, Sandra Gusso de Souza. As tradicionais poltronas em corino branco não perderam seu espaço, porque combinam facilmente com qualquer decoração de quarto, seja para menino ou menina, e são de fácil limpeza. Mas, hoje, há diversos detalhes que atraem os olhares femininos, pela praticidade e design, como bolsos franzidos nas laterais, apoio estofado para braço, almofadas no encosto de cabeça, pés em aço inox, madeira maçiça entalhada à mão e palhas. "As mulheres gostam muito de decoração. A maioria imagina que, mais tarde, a poltrona poderá estar em outro cômodo", diz a decoradora Angela Russi, proprietária da Villa Bambini. Seguindo essa tendência, a arquiteta Renata Sguario sugere que, na hora de comprar, a mulher escolha com um olhar mais adiante. "Como o quarto do bebê é algo passageiro, use artigos mais efêmeros. Poltronas de madeira, por exemplo, podem ir para um jardim ou sala depois". Outra dica é fazer a troca do tecido, se for um modelo muito específico. Entre diversas opções, Renata indica que seja uma de fácil limpeza e confortável ao toque, como sarja ou brim macio. "Para conservar melhor, faça a impermeabilização do produto, inclusive pelo perigo de manchar de leite. Outra opção é a utilização de capa com zíper, que é só tirar e lavar."
Conforto
Segundo a gerente da Baby Dream, Vânia Morel, a procura por um toque agradável nos estofados, como sarja, chenile e suede, e tecnologias é cada vez maior. O sistema de balanço das poltronas não pode faltar, afirma Josiane Mirela Pedri, gerente de vendas da Abstratto Estofados, fábrica especializada em poltronas para amamentação, localizada em Jaraguá do Sul (SC). "Além de ajudar no embalo do bebê, as mulheres preferem esse conforto, porque passam muito tempo sentadas."
Os futuros pais também ficam de olho. A gerente da Xiquita, Lismari Gribner Gonçalves, relata que é o primeiro item que eles olham quando procuram móveis para o quarto do bebê. "Acreditam que estarão melhor acomodados com o recém-nascido, mais seguros."
Serviço:
Baby Dream Avenida Augusto Stresser, 1.281, Hugo Lange, fone(41) 3263-4797.
Kids Concept Rua Ângelo Sampaio, 2.222, Bigorrilho, fone (41) 3222-4333.
Villa Bambini Alameda Julia da Costa, 1.066, Bigorrilho, fone(41) 3093-9339.
Xiquita Avenida Batel, 1.476, Batel, fone (41) 3019-9070.
Abstratto Estofados www.abstratto.com.br
Câmara aprova regulamentação de reforma tributária e rejeita parte das mudanças do Senado
Mesmo pagando emendas, governo deve aprovar só parte do pacote fiscal – e desidratado
Como o governo Lula conta com ajuda de Arthur Lira na reta final do ano
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Deixe sua opinião