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Atenção

Para não se empolgar fácil com a conversa do corretor ou imobiliária, fique atento a outras "fontes" de informação

- Uma das principais dicas é conversar com quem já mora no condomínio ou região. Quem quer descobrir potenciais problemas, como encanamento velho ou insegurança no bairro, deve falar com quem conhece o imóvel.

- Além dos vizinhos, fale com o porteiro. Ele conhece toda a movimentação do prédio e saberá informar até mesmo se o imóvel possui algum problema anunciado pelo antigo morador.

- Visite o imóvel em diversos momentos do dia para verificar o barulho da rua, o trânsito nos horários de pico e a incidência de sol. Confirme com vizinhos se não há dias de feira na rua ou qualquer outro evento que dificulte o tráfego.

- Fique atento aos detalhes, como manchas ou rachaduras. Questione o corretor sobre esses detalhes e se eles resultam em algum desconto na compra.

11.500

é o número de corretores que trabalham hoje no Paraná. Metade deles está em Curitiba e Região Metropolitana.

Embora seja papel do corretor de imóveis passar todas as informações possíveis e orientar o cliente para que ele adquira um imóvel adequado às suas possibilidades financeiras e preferências pessoais, as estratégias utilizadas nem sempre são tão transparentes. Na busca pelo imóvel ideal, haverá corretores fieis ao cliente e aqueles fieis a si mesmos e à necessidade de vender. "O profissional sabe que é um bom imóvel e avisa: 'olha, este imóvel que visitamos ontem, você gostou muito e já tem procura, amanhã outra pessoa vai lá, você não quer fazer uma proposta?'", aponta Bruna Maranhão, funcionária que trabalha com corretores em uma imobiliária. A técnica ajuda a aumentar a ansiedade do comprador.

O corretor não pode mentir, mas em alguns casos tenta incentivar a compra com informações um tanto valorizadas. "A parte técnica do imóvel, como quantos metros quadrados, banheiros e quartos têm, não vende. A venda acontece quando se descobre o que sensibiliza o cliente e o que ele está de fato procurando", afirma um corretor que não quer se identificar. Segundo ele, este é um trabalho muito difícil e exige que se converse não apenas com o interessado, mas também com familiares. "Se você mostrar um imóvel que não é o que ele quer, não vai fechar negócio. Todo mundo tem uma história de vida, um sonho sobre a casa que quer morar. O corretor tem que buscar estas informações sem parecer afobado e sem eufemismos."

Relatividade

Na dúvida sobre as intenções do corretor de imóveis, o conselho dos especialistas é "dar um desconto" ao discurso. Nem tudo é tão maravilhoso, e nem tão ruim. O proprietário de uma imobiliária Marcos Casagrande lembra que tudo é relativo e que, muitas vezes, o que pode parecer um pproblema aos olhos do corretor não o será na visão do cliente. "O corretor sempre vai enaltecer as qualidades, e, de repente, o que nós achamos que seria um problema, às vezes o comprador não se incomoda."

Contato frequente

Uma das estratégias do corretor que pode incomodar um pouco alguns perfis de cliente, mas que tem uma finalidade útil é o contato frequente. "Você liga para ver se a situação financeira da pessoa mudou e isso pode demorar anos", adverte o corretor anônimo. "Estou vendendo um apartamento para uma cliente que conheci há dois anos. Durante um tempo ela não podia comprar nada e depois de alguns meses recebeu um seguro, mas gastou todo o dinheiro. Se eu tivesse ligado naquele momento, poderia ter fechado o negócio. Só agora teve um lançamento que coincidia com o que ela buscava e conseguimos negociar", conta.

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