Quem gosta de praia não pode perder a chance de aproveitar os últimos momentos da temporada de verão 2005/06, que acaba oficialmente com o Carnaval. Mas para garantir uma posição privilegiada, próxima ao agito da festa, o melhor é reservar imóvel com bastante antecedência.
Faltando apenas duas semanas para o feriado, as opções já começam a escassear, mas ainda dá tempo de achar uma casa na praia. O proprietário da Imobiliária Muraski, de Guaratuba, Claudir Souza Muraski, conta que a grande procura por imóveis para o Carnaval começa já em janeiro e termina próximo ao dia 20 de fevereiro. "Hoje, já temos 60% dos imóveis alugados. Mesmo assim, quem deixar para a última hora ainda vai encontrar algumas opções, já que a locação não costuma ser de 100% como na virada do ano", diz.
Muraski afirma que a demanda por aluguéis registra um aumento de 20% em relação ao ano passado. "Reduzimos o pacote de diárias de sete para cinco dias, o que de certa forma barateou o custo", analisa. Jurema Arzão, proprietária da imobiliária Jurema, de Caiobá, afirma que outra explicação para o bom desempenho é a seqüência de dias ensolarados registrados neste verão. "Em função do clima estável, conseguimos aumentar a procura em relação aos outros anos."
Pacotes
Além das características do imóvel em si, o folião deve prestar atenção às condições dos pacotes oferecidos para o Carnaval, já que algumas imobiliárias trabalham com promoções diferentes das outras. "Para oito dias, o valor da diária é o mesmo do início do ano, mas para cinco, cobramos 20% a mais em relação ao valor da diária normal", diz Jurema Arzão. Para os grupos de jovens, que formam a grande maioria do público nesta época do ano, ela afirma que o aluguel só é concretizado se houver um adulto responsável. "É natural que adolescentes venham em peso para o litoral nessa época, porém, para garantir que o imóvel seja entregue em boas condições, pedimos que uma pessoa mais velha se responsabilize por qualquer problema que possa acontecer."
Sem idade
Mas quem pensa que a disputa pelos melhores imóveis se restringe aos jovens está enganado. O comerciante aposentado José Siste, 59, consegue alugar a mesma casa há seis anos porque antecipa a reserva. "É um excelente imóvel, na avenida principal de Guaratuba. Mas para consegui-lo, costumo reservar com dois meses de antecedência", conta. Apesar do aluguel ser mais caro, Siste garante que ficar no agito é uma das melhores formas de aproveitar o Carnaval. "Nos sujeitamos a pagar mais, tudo por um lugar especial", diz. Ele afirma que o barulho intenso das cinco noites de festa é compensado pelo silêncio durante o dia. "Se necessário, dormimos à tarde para curtir à noite. Sem dúvida é uma boa forma de relaxar e esquecer um pouco dos problemas."
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Governo Lula impulsiona lobby pró-aborto longe dos holofotes
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Deixe sua opinião