Uma plataforma de integração que pode ser controlada à distância, pela internet, e permite que todo o sistema de um prédio comercial tenha conectividade, administrando aparelhos como ar condicionado, sistemas elétricos e de iluminação parece ficção científica. Mas não é. A multinacional norte-americana Carrier acaba de lançar uma solução que faz tudo isso e muito mais.
O Carrier One, lançado recentemente no Brasil, é distribuído em escala mundial pela Carrier Eletronics braço da multinacional no nicho de controladores eletrônicos. De qualquer computador que tenha acesso á internet é possível gerencial tudo o que acontece dentro de um edifício: de quanto se gasta em energia elétrica até o número de carros que estão estacionados em uma garagem.
Isso é possível devido à conectividade e integração dos aparelhos. A partir do momento em que o primeiro funcionário entra no prédio e se identifica com seu cartão ou via digital ele aciona todo o mecanismo de funcionamento do prédio: as luzes se acendem, o ar condicionado é ativado, entre outros. "O sistema gerencia também os sistemas de alarme dos prédios, além de possuir um banco de dados capaz de gerenciar relatórios e enviar dados pela rede", explica Carlos Stello, coordenador do departamento de automação da Carrier.
Outro benefício que o produto apresenta é a segurança e o controle de acesso um empresário pode ver, por exemplo, quem entrou na sala nas últimas horas. Ele pode saber, inclusive, o nível de ocupação do prédio ou seja, quantas pessoas estão presentes no momento. O projeto recebeu investimentos da ordem de US$ 17 milhões para seu desenvolvimento.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”