• Carregando...
Pesquisa eleitoral |
Pesquisa eleitoral| Foto:

Com quase 30 anos de profissão, o designer de produto Emerson Borges diz que a melhor peça é sempre a próxima e que a descoberta de novos nichos de mercado vem de mudanças sociais e de comportamento. Entre suas obras, o profissional guarda um carinho especial pelas poltronas Folio – adotada como padrão pelo jornalismo da Rede Globo – e a "K" – que rendeu ao profissional o certificado Boa Forma da Associação Brasileira de Indústrias do Mobiliário (Abimóvel).

O trabalho de Borges esteve presente todos os dias na televisão em programas como o jornal Bom Dia Brasil. A poltrona Folio começou a fazer parte de cenários em 2000, mesmo ano em que foi idealizada pelo designer. "Ela é muito copiada. Há pouco tempo fui a uma feira de móveis e encontrei réplicas. Conversei com o vendedor sem me identificar. Ele contou direitinho a história da poltrona", brinca Borges.

Por algum tempo, o profissional atuou em diversas áreas do design e do setor de propaganda e marketing – durante seis anos foi gerente de produto da Incepa. "Era um trabalho mais de executivo", conta Borges, que também foi diretor de Arte da Trio Comunicação, produzindo peças publicitárias para a Petrobrás, entre outros clientes. "Quando voltei para a prancheta estava com uma bagagem bem maior."

Técnica

Para Borges, o trabalho de designer é técnico e não artístico. Segundo ele, a maioria dos trabalhos começa a partir de um briefing enviado pelo cliente, com informações sobre o público-alvo almejado pela empresa e um processo de produção que reduza os custos de fabricação da peça – um pedido cada vez mais recorrente, de acordo com Borges. O designer diz ainda que muitas vezes as empresas não sabem o que pedir. "Cabe ao profissional reconceituar tudo, mostrar enfoques e mercados em potencial novos. Por isso, o designer tem de estar sempre se atualizando, saber qual a nova postura social", explica.

Borges conta que é justamente dessas mudanças sociais e comportamentais que surgem os novos nichos de mercado. "O conceito do home theater há anos não existia. A poltrona "punto e virgola" foi criada com o propósito de ser um móvel confortável para aproveitar esse novo conceito de entretenimento. Ela possui três densidades diferentes de espuma que fazem dela um verdadeiro colo de mãe, você consegue se aninhar em qualquer posição", exemplifica Borges.

Apesar de não gostar de utilizar a palavra inspiração na hora de falar sobre seu trabalho, Borges admite que, em alguns momentos, um produto pode realmente vir completo em uma única idéia. "Foi o que aconteceu quando fiz a banqueta Taurus. Estava explicando para o meu filho como Pablo Picasso desenhava touros. Ao rabiscar alguns traços durante a conversa, a idéia para a banqueta surgiu", conta.

Perfil

Nome: Emerson Borges (foto).Formação: design de produto pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em 1979 e pós-graduação em Marketing pela Faculdade de Administração e Economia.Contato: empresa b2D Design, e-mail: borges@b2d.com.br e site: www.b2d.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]