Seguro residencial e complementos
- A cobertura básica do seguro de residência compensa os prejuízos causados por incêndio, explosão ou fumaça no imóvel segurado. O cliente pode incluir em sua apólice garantias adicionais para danos elétricos; impacto de veículos; vendaval e queda de granizo; quebra de vidros; responsabilidade civil familiar (cobre danos causados a terceiros pelo segurado, seu cônjuge, filhos, empregados ou animais domésticos sob sua responsabilidade); subtração de bens; escritório em residência; e perda ou pagamento de aluguel (quando o imóvel deixa de ter um inquilino ou se o proprietário tem de pagar aluguel por alguma eventualidade).
- Além das coberturas básicas existem os chamados serviços de assistência, como auxílio em reparos emergenciais. Abrangem, por exemplo: reparos hidráulicos e elétricos; transferência de móveis; chaveiro; serviços de telefonia; pet (cães e gatos); vidraceiro; reparos em eletrodomésticos; instalações (de persianas, trilhos de cortina, varais, prateleiras, varões, ventilador de teto, etc); limpezas (de calhas e caixas dágua); e outros, disponíveis conforme o plano contratado pelo segurado e regiões atendidas.
Fonte: Fênix Corretora de Seguros.
A Escola Nacional de Seguros (Funenseg) estima que a cada 10 carros vendidos, oito são segurados. A cada dez imóveis, apenas um tem seguro. A diferença entre o cuidado com o carro e com a casa é explicada pelos corretores como um fenômeno cultural. "Ainda temos maior preocupação com o carro, que é mais vulnerável", explica João Camargo, corretor de seguros da J. Camargo.
Se o seguro para carro é mais popular, um erro apontado pelos corretores é imaginar que existe alguma proporcionalidade entre os valores. "Para casas e apartamentos as taxas são baixas, porque a incidência dos sinistros é menor", considera Camargo. "O custo de um seguro-residência bem completo não costuma ultrapassar 0,5% do valor do imóvel, chegando, quando muito, a 1% desse valor, ao passo que o seguro de carro costuma variar entre 3% e 9% do valor do veículo", explica Fernando Allessi, sócio-proprietário da Fênix Corretora de Seguros.
No entanto, há expectativa de mudança nesse cenário. "O aumento no número de vendavais, chuvas intensas, granizo, raio e roubos, deixou a sociedade preocupada e em busca de garantias de proteção", avalia José Antonio de Castro, presidente do Sindicato dos Corretores de Seguros do Paraná (Sincor-PR).
Atenção
Se o imóvel segurado vale R$ 500 mil, é importante usar esta cifra e sempre atualizar os valores do que está segurado. "Se o valor em risco for maior que o valor segurado, é possível que o cliente receba valores menores do que aquilo que segurou, se houver cláusula de rateio no contrato", explica João Camargo.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião