É com a chegada do calor que acontece a proliferação de determinadas espécies de pragas urbanas. Formigas, mosquitos, baratas, roedores e, principalmente, cupins e aranhas devem ser os alvos da dedetização nesta época do ano.

CARREGANDO :)

O controle desses invasores é feito com o uso de inseticidas ou produtos químicos altamente tóxicos, por isso deve ser realizado por uma empresa especializada. Porém, os próprios moradores podem adotar algumas medidas simples que ajudam a eliminar determinadas pragas. "Manter o imóvel sempre limpo já é uma maneira de tentar evitar que formigas, baratas e aranhas se desenvolvam dentro de casa", afirma o técnico operacional da Exclusiva Controle de Pragas, Roberto Amorim.

Para Emerson Giacomini, gerente da Cepil Dedetizadora, outra iniciativa importante que inibe a proliferação de aranhas e baratas é fechar com silicone pequenas aberturas entre a parede e o rodapé da casa ou ainda entre a parede e os armários embutidos. O forro também é apontado pelos profissionais como um dos locais mais problemáticos. "É nele que se alojam cupins e onde aranhas-marrons se procriam", explica. Nestes casos, ele sugere a contratação de uma dedetizadora para eliminar possíveis focos.

Publicidade

Áreas comuns

Outros lugares que precisam de atenção especial, principalmente em edifícios, são espaços de pouca ou nenhuma movimentação. Em edifícios a dedetização deve ser feita principalmente na casa das máquinas e no fosso do elevador. "Se houver a prevenção em áreas comuns, dificilmente insetos e outras pragas entrarão nos apartamentos", afirma Giacomini.

Paredes de gesso acartonado (conhecidas como drywall) são, segundo o arquiteto Sylvio Nogueira (www.snogueira.com), produtos que podem favorecer a proliferação de algumas pragas domésticas como traças, formigas, cupins e baratas. "Além de funcionarem como potenciais abrigos (são ocas), tais paredes têm papelão, que é um componente comestível para baratas e cupins", diz.

Nestes casos, ele recomenda cautela no uso de material acartonado em casas ou apartamentos residenciais onde exista uma farta produção de odores (rações de animais, estocagens e preparos de comida) pois acabam atraindo insetos. "Vale lembrar que estas paredes são praticamente inacessíveis a inseticidas, por isto é tão importante analisar onde serão instaladas."