Apesar de não substituir a impermeabilização, algumas medidas práticas podem ser tomadas para diminuir a umidade e infiltração de água nos ambientes residenciais. Confira:
Telhado: é importante mantê-lo sempre intacto para evitar a penetração da água da chuva. Substitua telhas quebradas e fora do lugar. Deixe as calhas sempre limpas. Nelas, é importante colocar uma tela em sua superfície superior. Isso evita que a água transborde quando em grande concentração.
Revestimentos e rejuntes: alguns revestimentos funcionam como auxílio para conter a umidade, por terem baixa absorção de água. É o caso dos materiais rochosos, como o granito e o mármore, e alguns cerâmicos, como o porcelanato. Certos tipos de rejuntes também têm essa propriedade. Porém, ambos os materiais apenas diminuem a umidade do ambiente e não a barram completamente.
Solo: nas casas e apartamentos no andar térreo, é preciso estar atento se há infiltração vinda do solo. Nesse caso, é importante fazer uma drenagem do lado de fora da casa e rente às paredes. Em locais de umidade de solo constante, a impermeabilização é extremamente necessária.
Passagem de água: ralos e passagens devem ser desobstruídos. É preciso manter limpo e livre o caminho de escoamento das águas, para evitar a sua permanência e acúmulo em regiões suscetíveis a sua ação.
Produtos industrializados: utilize os que absorvem a umidade, como silica gel produto sintético, produzido pela reação de silicato de sódio e ácido sulfúrico, encontrado em casas de materiais de construções e supermercados e desumidificadores de ar semelhante a um circulador de ar, encontrado em lojas de eletrodomésticos.
Soluções caseiras: colocar cal virgem até a metade de um copo de vidro de boca larga destampado ou com tampa de pano amarrado dentro de um armário, ajuda a absorver a umidade do local. Isso acontece porque a cal é um material hidrófilo, ou seja, que atrai a água. O mesmo pode ser feito com giz, em cantos de armários e gavetas. Nos dois casos a troca dos materiais deve ser freqüente.
Fontes: engenheiros civis Marcelo Ming, da Lwart Proasfar Química, Luiz Marcos Hollanda, da Netherland Engenharia e Instituto Brasileiro de Impermeabilização (IBI).
STF terá Bolsonaro, bets, redes sociais, Uber e outros temas na pauta em 2025
Estado é incapaz de resolver hiato da infraestrutura no país
Ser “trad” é a nova “trend”? Celebridades ‘conservadoras’ ganham os holofotes
PCC: corrupção policial por organizações mafiosas é a ponta do iceberg de infiltração no Estado
Deixe sua opinião