Quem nunca lembrou da infância ao sentir o aroma de bolinho de chuva? Ou sentiu no ambiente um ar de limpeza apenas pelo cheiro? É sabido que o perfume é responsável por traduzir sensações, muitas vezes subjetivas ao ser humano.

CARREGANDO :)

A aromaterapeuta Mônica Lopes Stange, da loja Banho Maria, explica que os aromas mexem com o sistema límbico, que controla as sensações e a memória. Ela diz que a aromaterapia, caracterizada por trabalhar com os chamados óleos essenciais puros e naturais, é também uma ferramenta para trazer bem-estar.

Nos ambientes residenciais, Mônica diz que os perfumes conseguidos por esses óleos podem ser transmitidos de algumas maneiras: por aromatizadores rechaud (trazem uma vela que, acesa, é responsável pela evaporação do óleo misturado com a água) e pelos sprays (a versão mais em conta). Cada ambiente também pede um óleo específico.

Publicidade

Como a escolha do aroma é pessoal, a aromaterapeuta diz que gostar do cheiro que vai ser aplicado em casa é o primeiro passo. Também é possível misturar os aromas. "Existem combinações infinitas", acrescenta. Outra dica é quanto à pureza do óleo. Mônica ensina que as pessoas devem ficar de olho no rótulo, que geralmente traz o nome botânico da planta (por exemplo, Lavandula officinalis, que é a lavanda) e o preço, que geralmente é superior ao sintético por causa da quantidade de planta necessária para produzi-lo. No caso do óleo de rosas, por exemplo, são necessárias seis toneladas de pétalas da flor para extrair um litro do produto. Neste caso, o litro chega a custar R$ 100, explica Mônica.

Outras opções são os incensos e as velas perfumadas. Danilo Carvalho, vendedor de uma das lojas da L’Occitane em São Paulo, diz que os incensos queimam em cerca de 30 minutos espalhando o aroma por toda a casa. O recomendável é acendê-lo e depois que o topo adquirir a cor avermelhada assoprar para que queime sozinho. Algumas fragrâncias indicadas são a flor de laranjeira, a lavanda e o mel.

Já quanto à vela, Carvalho diz que o recomendável é deixá-la acesa na primeira vez, por três horas – para queimar o centro e a superfície – e depois em torno de 40 minutos. Este período é suficiente para perfumar o ambiente.