Cores sóbrias, linhas retas, brilho, estampas florais e padrões madeirados. Os conceitos mais fortes encontrados nos estandes da Feira Casa Brasil evento de negócios em arquitetura e decoração , realizado entre os dias 21 e 25 de agosto em Bento Gonçalves (RS) são reflexos de tendências ditadas pelo Salão Internacional do Móvel de Milão deste ano, mas trazem novidades nos detalhes.
O branco, o cinza, o bege e o preto. Esta foi a paleta de cores eleita pela maioria dos grandes expositores da mostra promovida pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário (Sindmóveis) do município da serra gaúcha localidade responsável por 7% da produção nacional moveleira. Os tons sérios e suaves estão presentes até mesmo nas novas tonalidades de madeira da linha Antique e nos seis novos padrões de pintura brilhante Laccato, da Coleção Natural Life Todeschini, Luz e Calor novidades de 2008 apresentadas com exclusividade na feira. "As cores mais tranqüilas foram uma opção para uma mudança de costumes: as pessoas estão ficando mais em casa", explica uma das arquitetas da empresa, Márcia Balestro.
A horizontalidade dos ambientes também foi uma marca: o mobiliário foi apresentado de forma funcional para otimizar cada vez mais os espaços. A espontaneidade só teve espaço nas texturas impressas em MDF (acabamento termoformado, uma das novidades da Evviva Bertolini), imitando os veios naturais da madeira, e nas estampas "art nouveau" (movimento do fim do século 19 inspirado em flores e folhas) presentes nos tecidos, puxadores (inovação da Todeschini) e também no vidro serigrafado (novidade da Bentec). "Esses detalhes contrapõem à racionalidade dos projetos e ajudam a personalizar os ambientes sóbrios", diz Paula Lopes, designer da Bentec, que fabrica móveis modulares.
As cores mais vibrantes, as curvas e outras formas inusitadas apareceram em trabalhos isolados de design de marcas como a Prima Design, a CPonto e as criações da estamparia Estúdio Zero, além do prêmio Salão Design Casa Brasil que selecionou trabalhos de todo o país e da mostra de estudantes da América Latina, Desenhando o Futuro.
A repórter viajou a convite do evento.
* * * * *
Serviço: Estúdio Zero (81) 3273-2077. Todeschini (54) 2102-8100. Prima Design (54) 3455-3150. CPonto (53) 3227-9750.
STF terá Bolsonaro, bets, redes sociais, Uber e outros temas na pauta em 2025
Estado é incapaz de resolver hiato da infraestrutura no país
Ser “trad” é a nova “trend”? Celebridades ‘conservadoras’ ganham os holofotes
PCC: corrupção policial por organizações mafiosas é a ponta do iceberg de infiltração no Estado
Deixe sua opinião