Uma típica residência familiar, construída na década de 70 no Jardim Social, acaba de passar por uma renovação total nos ambientes sociais. O casal proprietário do imóvel hoje com filhos adultos e netos requisitou o projeto de reforma para o escritório Daniela Barranco Omairi Arquitetura e Interiores. Iniciada em setembro do ano passado, a obra está chegando à etapa final de reforma arquitetônica, revelando uma moradia mais moderna e também mais acolhedora: os ambientes estão integrados e há maior área de convívio para a família.
A arquiteta Daniela Barranco conta que o trabalho seguiu as etapas comuns a outros projetos de reforma residencial. Tudo começa com o cliente expressando seus desejos ao profissional. "Faço uma visita ao imóvel para avaliar a viabilidade dessas necessidades. A partir daí, o projeto é feito e apresentado em 3D, para que o cliente visualize exatamente o será feito e se está dentro do que ele quer", explica Daniela. Depois de tudo decidido começa a execução do projeto.
Mudanças podem ser feitas ao longo da reforma, especialmente na escolha de materiais e revestimentos, mas o ideal é que o projeto seja seguido para que haja cumprimento de prazos e orçamento. "No caso dessa residência, o cliente me procurou já com o orçamento fechado, sabendo quanto podia gastar, e definiu que a reforma seria somente na área social", relata a arquiteta.
Outra característica dessa obra foi o acompanhamento pela equipe de Daniela Barranco. "Este é um serviço que pode, ou não, ser incluído", diz a arquiteta. Já a mão de obra para a execução da reforma é terceirizada. "Prefiro trabalhar com empresas idôneas contratadas. E só faço o projeto se houver engenheiro responsável pela obra e profissionais de qualidade para o serviço", salienta Daniela.
Mudanças
A cozinha da residência no Jardim Social foi totalmente renovada, incluindo piso, paredes, mobiliário e eletrodomésticos. O projeto incluiu a construção de uma ilha e a integração do ambiente, para que a proprietária, que adora cozinhar, prepare as refeições participando do movimento na sala.
O antigo lavabo foi eliminado para abrir espaço de circulação. Uma das suítes também "desapareceu" a área desse dormitório entrou para o living e o banheiro virou o novo lavabo. O forro de gesso trouxe uniformidade aos ambientes sociais e criou nova iluminação. No living, o rack e a TV também são novos.
A renovação ficará completa com a decoração, que será executada nos próximos meses, de acordo com projeto de arquitetura de interiores do escritório.
Antes e depois
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas