• Carregando...
 |
| Foto:

Gostaria de aumentar minha casa um metro para frente (conforme descrito no desenho). Preciso de um engenheiro para validar o projeto ou posso tratar dele diretamente com o construtor? Marta, Curitiba (PR).Respostas

Crea-PR

Nos casos de reforma em edificação residencial, independentemente da dimensão, o Crea orienta que sempre seja consultado um profissional habilitado nas modalidades civil ou arquitetura. O profissional habilitado é o único que pode garantir a segurança da construção e economia de tempo e dinheiro.

Agindo dessa forma, o contratante receberá informações seguras sobre exigências da Prefeitura do município, nas questões relativas ao recuo da edificação, posição de janelas, regularização do registro do imóvel e demais exigências legais.

As famílias de baixa renda podem procurar a Associação de Engenheiros e/ou Arquitetos, da cidade ou região, a fim de diminuir custos de contratação do profissional. Consulte o contato no seu município no site do Crea-PR (www.crea-pr.org.br - menu Entidades de Classe, item Entidades no Paraná).

Cohab

Se a casa da leitora não ultrapassar 70 metros quadrados (com a reforma) ela pode ser beneficiada com o programa Alvará Simplificado, em que as famílias de Curitiba com renda mensal de até cinco salários mínimos, que pretendem construir ou aumentar a casa por conta própria, têm à disposição um serviço de orientação técnica da Cohab para sua moradia. Esse serviço está previsto em um convênio assinado entre a Cohab, Prefeitura de Curitiba e o Crea-PR. De acordo com o documento, a Cohab responsabiliza-se pelo projeto e o proprietário é dispensado de contratação de responsável técnico (arquiteto ou engenheiro) para acompanhar a obra. O atendimento aos interessados é prestado pelo Setor de Aprovação de Projetos da Cohab, que funciona no quarto andar da sede da Companhia, na Rua Barão do Rio Branco, 45.

Mais informações podem ser obtidas nos telefones (41) 3221-8948 e (41) 3221-8293 ou pelo e-mail: sprojetos@notes.curitiba.pr.gov.br

Fonte: engenheira Adriana Casagrande, da Regional Curitiba do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Paraná (Crea-PR) e Comunicação Social da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]