A violência urbana é um pesadelo real para boa parcela da população. As residências são alvos preferenciais de furtos e roubos, e para se proteger o cidadão investe cada vez mais em equipamentos de segurança. Nesta edição, o caderno Imóveis começa uma série de matérias sobre este mercado crescente.
Quanto custa a tranqüilidade? Segundo especialistas da área de segurança, certamente menos do que efetivamente vale. Afinal, não há dinheiro que pague os traumas psicológicos causados por agressões à integridade física (própria ou de pessoas próximas) e as perdas com roubos ao patrimônio podem ser significativas a ponto de comprometer as finanças de qualquer um.
Isso ajuda a entender porque a segurança privada está em franca expansão. As pessoas cada vez mais se preocupam com a sua segurança física e patrimonial, principalmente quando já sofreram alguma ação violenta. Assim, aumenta a disposição para investir em precauções. Grades, cercas elétricas, vigias e cães de guarda são alguns dos expedientes utilizados para evitar a ação de intrusos e amenizar preocupações. Entre as alternativas de segurança residencial e comercial, atualmente destacam-se os sistemas de segurança eletrônica baseados em alarmes monitorados.
Quem pretende utilizar tal sistema precisa adquirir e instalar alguns dos diversos tipos de alarmes existentes no mercado, bem como contratar uma empresa que fará o monitoramento do local durante 24 horas. O sistema envia para uma central diversas informações, como a ativação e desativação autorizada ou não dos alarmes, e a violação do local, apontando exatamente o local da casa invadido, entre outros.
Quando o alarme é acionado, a central de monitoramento é informada em até 40 segundos, explica Graciano Paiva Júnior, diretor da Megatronic Sistemas de Seguran-ça e Monitoramento de Alarmes, uma das empresas que prestam esse tipo de serviço em Curitiba. "Imediatamente é deslocada uma patrulha para realização de vistoria no local protegido", diz. Se necessário, a central pode acionar os órgãos competentes, como a Policia Civil ou Militar.
Ações de Moraes ganham proporção global: veja a linha do tempo dos embates
Reação do Itamaraty ao cerco contra Moraes escala tensão com EUA
Citando ordens de Moraes, Câmara dos EUA exige relatórios das big techs sobre censura
Censura e violência política fazem Brasil despencar 6 posições em ranking de democracia