O evento para síndicos e administradores de condomínios organizado pelo Secovi-PR trouxe ainda um especialista em segurança predial, o tenente do Corpo de Bombeiros Eduardo Gomes Pinheiro, para falar sobre os riscos causados pelo descuido com a prevenção de acidentes. "A intenção foi provocar uma reflexão nos síndicos sobre todos os itens que dizem respeito à segurança nos condomínios", explica o tenente.

CARREGANDO :)

Isso se torna ainda mais importante se for levado em conta que, na região central de Curitiba, os prédios mais antigos não atendem às normas de prevenção de incêndio e contra pânico. Como a que prevê a existência de uma saída de emergência "não enclausurada". "Quando ocorre um incêndio, onde todos vêem uma escada, eu vejo uma chaminé", diz Pinheiro. O tenente fala com a experiência de quem passou três anos realizando vistorias na capital paranaense.

Outra questão importante é a intoxição por monóxido de carbono, que nos últimos cinco anos causou 28 mortes em Curitiba. "A maioria das pessoas fica tranqüila porque fez a manutenção do queimador. Mas elas não pensam nos outros fatores, e contam que nunca vão esquecer de abrir aquela janela", analisa, lembrando da importância de prever ventilação adequada para o aquecedor.

Publicidade