Para começar
Se você não é do ramo de atividade no qual quer investir, faça uma auto-análise para ver se poderá se dar bem nesse comércio.
Se preciso, procure um curso de empreendedorismo no Sebrae, Senac ou Sesc, por exemplo.
Busque informações sobre o mercado que quer atingir, de preferência aposte em uma atividade que lhe seja prazerosa.
Faça uma classificação do público que quer atingir com seu produto.
Se informe sobre quantas pessoas passam pelo local do ponto diariamente e quantas podem se tornar clientes.
Verifique a razão do ponto comercial estar à venda.
Analise toda a documentação do comércio, principalmente o alvará de funcionamento.
Preocupe-se com estacionamento. Dependendo da atividade, este é um fator decisivo na hora de conquistar os clientes.
Aluguel
Antes de fechar o contrato, deve-se olhar com cuidado toda a documentação, principalmente o alvará concedido pela prefeitura.
Além disso, se o dono do ponto não for também o proprietário do imóvel deve-se fazer uma negociação prévia em relação ao aluguel, já que em alguns casos o dono do prédio exige uma participação no valor de venda do ponto ou resolve reajustar o aluguel.
E se depois do negócio fechado o comerciante quiser fazer alguma reforma, ele deve, primeiro, consultar a Secretaria de Urbanismo.
Fonte: Diretor do Departamento de Controle do Solo da Prefeitura de Curitiba, Roberto Marangon.
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