A energia elétrica é essencial e traz conforto. No entanto, algumas recomendações são importantes. Um conselho importante é evitar a utilização dos benjamins (também conhecidos como Ts), que conectam mais de um aparelho numa mesma tomada. "Quando você sobrecarrega uma tomada, o fio pode queimar, e a tomada também. Normalmente não ocorre problema quando se conecta juntos aparelhos que não consomem muita energia, como TV e som, mas ferro de passar e aquecedor numa mesma tomada, nem pensar", aconselha o engenheiro eletricista Edson Ribeiro da Silva.
O diretor da Grupo Max Tec, Jairo Alves de Carvalho, dá outras dicas. "Quando for instalar um chuveiro mais potente, sempre consulte um profissional para verificar se a fiação suporta a nova carga; em construções com fiação antiga, evite o uso simultâneo de chuveiro, ferro de passar roupa e aquecedores, que são os equipamentos domésticos que mais consomem energia; e, quando da visita de um técnico da Copel, solicite a ele que verifique se a fiação de entrada de energia está em boas condições", recomenda.
Outra advertência é pertinente. "Como é comum as pessoas receberem orientação de pessoas sem qualificação, quando precisar de ajuda deve-se solicitar os serviços de um técnico ou engenheiro cadastrado no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA)", avisa Silva.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas