
Após um bom tempo procurando um lugar para morar, quase um ano, a família Simioni (pai, mãe e filha) encontraram em um sobrado triplex de 450 metros quadrados, no bairro Fazendinha, o lugar ideal. O local precisava de alguns reparos e, para ficar com a cara da família, de uma nova decoração.
Segundo a arquiteta Cristina Colauto os desejos dos membros da família eram bem diferentes. "Eles queriam uma casa com a personalidade deles. Arejada, clara, confortável, funcional e bonita. O problema é que os pais queriam uma decoração clássica e de cores neutras. Já a filha, formada em Engenharia Civil, preferia o moderno. Para resolver o problema, dividimos a casa em três setores. A filha tomou decisões sobre o salão de festas, churrasqueira e área do ático, e os pais sobre o restante da casa. Assim, surgiram na mesma casa espaços tão diferentes e ricos", conta Cristina.
O sobrado era formado por um salão de festas e uma churrasqueira no térreo, dois quartos, sala de estar, sala de televisão e jantar, cozinha e banheiros no primeiro pavimento e um grande ático (com banheiro, dois cômodos pequenos e um espaço aberto) que o dono antigo não usava.
No primeiro pavimento uma parede foi derrubada, integrando as salas de estar e televisão e a sala de jantar. Na sala de estar, uma lareira que tomava conta de metade do espaço foi demolida, deixando o ambiente maior. O piso cerâmico existente foi substituído por mármore travertino. Ali foi colocado um tapete na cor fendi (bege esverdeado). Para o mobiliário foram escolhidos um sofá em couro sintético envelhecido marrom e poltronas cor caramelo. Para trazer cor ao local a aposta foi nas almofadas e nos quadros. O espaço embaixo da escada foi utilizado para um pequeno bar vertical decorado com vasos de vidro com lírio da paz pedido da proprietária.
A sala de jantar ganhou uma mesa quadrada com tampo de vidro para oito lugares e cadeiras com estofamento caramelo. Sobre o piso em madeira foi colocado um tapete de fibra natural. Com todas as paredes brancas, o destaque ficou apenas com um painel amarelo-queimado e quadros. Um teto de gesso com iluminação embutida foi feito em todo o espaço.
Cozinha
O ambiente foi um dos mais modificados durante a reforma. Além dos revestimentos e uma parede que foi derrubada dando lugar a uma copa integrada, foram trocados também a tubulação de cobre e o aquecedor antigos, além das janelas. Os móveis em MDF na cor branca foram feitos de forma bem funcional. Os detalhes são em madeira tauari e vidro. Para deixar o espaço mais alegre, uma das paredes ganhou mais elementos decorativos, sendo pintada de verde cítrico e ganhando um revestimento, até a metade, em madeira branca.
Quarto do casal
Dois quartos do primeiro pavimento foram unidos, possibilitando que o dormitório do casal, Luiz e Ivanilde Simioni, tivesse também um closet. Como o casal queria uma iluminação mais suave, optou-se por fazer uma composição na cabeceira da cama, com um painel com luz embutida que funciona como um grande abajur. Os móveis, em MDF, seguiram o mesmo tom escuro do mobiliário da sala de jantar. Para quebrar o tom neutro das paredes, apenas almofadas e quadros coloridos.
* * * * * *
Para os visitantes
A preocupação da família em receber os amigos em casa resultou também em espaços bonitos no hall e no topo da escadaria do sobrado. Os locais de passagem ganharam vida própria para encantar os visitantes. O hall que leva ao primeiro pavimento ganhou uma parede vermelha e quadros. No topo da escada (foto 5), um grande espelho e a parede em tons neutros já mostra como será a decoração das salas.







