Uma equipe de jovens arquitetos paranaenses conquistou o primeiro lugar no concurso de projetos para o campus da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) que será construído em Diadema (SP). A premiação ocorreu na última sexta (2). O concurso, organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), recebeu 58 inscrições de equipes de todo o país.
A equipe vencedora é integrada pelos arquitetos Karlos Ervin Kaltmaier, Marcos Hardt, Günther Kaltmaier Júnior, Paulo José Te Vaarwerk Duarte e Eduardo Paranhos Coelho, todos formados pela PUC/PR entre 2002 e 2004. "Não esperávamos vencer, já que o concurso teria a participação de profissionais experientes. Mas fizemos o melhor projeto possível e, felizmente, vencemos", diz Kaltmeier. Além de receber o prêmio pela primeira colocação, de R$ 30 mil, eles serão contratados para desenvolver o projeto executivo dos novos edifícios.
Segundo o júri, o projeto foi o que melhor cumpriu os requisitos do edital do concurso. Ainda de acordo com esta avaliação, a solução proposta pela equipe paranaense "atende plenamente as demandas funcionais, demonstrando compreensão do programa e boa estratégia de implantação, com abertura da universidade para a comunidade, facilitando o acesso às áreas de uso público mais ampliado e oferecendo novas alternativas a uma região hoje carente".
O campus Diadema será construído em um terreno de 393 mil metros quadrados, com valor estimado em R$ 1,6 milhão. As novas instalações receberão as primeiras turmas já no início de 2007, oferecendo 50 vagas em cada um dos cursos de Química, Engenharia Química, Ciências Biológicas e Farmácia/Bioquímica. "Os arquitetos estão fazendo história com esses concursos, ajudando a ampliar o número de vagas públicas federais", afirma Gilberto Belleza, presidente do IAB.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião