Produtos que contemplam todas as partes internas e externas da casa, que abusam de tecnologia e design, foram lançados na 5.ª edição da Eletrolar Show, uma feira de negócios voltada para a indústria e o varejo, realizada no Transamérica Expo Center, em São Paulo, na semana passada. Dada a largada para as vendas, com a apresentação dos produtos a hiper e supermercados, home centers e lojas de departamentos, os lançamentos estarão nas lojas a partir deste mês. Dominada por estandes do setor de informática, a feira também teve como destaque produtos da linha marrom (aparelhos de tevê, som e eletroeletrônicos), linha branca (fogões, refrigeradores e máquinas de lavar) e eletrodomésticos. Para os próximos meses, os consumidores encontrarão diversas novidades, como varal térmico, acendedor elétrico para churrasqueira e lareira, telefone com interfone e umidificador de ambientes digital nas grandes redes varejistas do país. Antes de conferir a funcionalidade e qualidade dos lançamentos, o que chama bastante a atenção é o design dos produtos, cada vez mais trabalhados. "O setor é impulsionado por constantes lançamentos, sempre aliando evolução tecnológica e design", afirma Carlos Clur, diretor da Azul Play, empresa organizadora do evento. A linha black é febre, assim como produtos em aço inox. A cafeteira Coffee Motion é um exemplo de função agregada a design, um dos destaques do estande da Mallory. "É uma cafeteira que cabe muito bem em uma sala", comenta o diretor superintendente da Mallory, Paulo Braga. Para ele, o eletrodoméstico está saindo do armário e indo para cima da bancada, sendo melhor aproveitado. "Dentro do armário acaba ficando muitas vezes sem uso." A cozinha é hoje o ambiente mais valorizado, na avaliação da diretora comercial da Delonghi, Neusa Pontes. "É um local onde as pessoas querem se reunir e ter um ambiente agradável, por isso há produtos que passaram a ser objeto de decoração."
O mercado de informática e eletrônicos está percebendo que cada vez mais o computador deixa de ser um produto utilizado para estudo e trabalho, em vez de ficar escondido em um canto, e passa a fazer parte de outras atividades do dia a dia e a enfeitar a casa. Seguindo essa direção, a Maxprint lançou a caixa de som Vibration. Redonda, pouco maior do que uma maçã, com uma superfície feita com silicone, tem um design ousado, na avaliação do gerente de produto da Maxprint, Rafael Cortes. "Seria muito fácil fazer igual às outras, mas assim ela agrega beleza e se destaca do restante, e nem por isso tem o preço elevado."
Mais para 2011
O resultado da feira surpreendeu e superou as expectativas, diz o diretor da Azul Play, Carlos Clur. Foi registrada uma participação recorde, de 11 mil visitantes, quando a expectativa era de seis a oito mil. Ele destaca a participação de novas empresas, a renovação de estandes e o aumento de alguns espaços em até 200%. Clur adianta que o espaço da feira do ano que vem, que está marcada para 5 a 8 de julho, será expandido em pelo menos 50%.
Equipamentos
Modernos aquecedores e ferramentas
Algumas empresas consolidadas no mercado varejista aguardaram a edição da Eletrolar Show para apresentar lançamentos em novos segmentos. A Electrolux do Brasil está ingressando na categoria de aquecedores de água a gás, oferecendo oito modelos residenciais, que atendem de uma a três duchas e de duas a quatro torneiras (18 a 36 litros).
Os equipamentos fazem par com máquinas de lavar lançadas no ano passado pela marca, também com tecnologia Blue Touch (as funções são acionadas com um simples toque no painel). O volume de vendas dos produtos da empresa no varejo impulsionou essa nova opção no mercado. "Nos últimos dois anos, os lançamentos totalizaram 66% de todo o portfólio", diz o gerente da Divisão Nacional de Vendas da Electrolux, Adelson Coelho.
A Mondial, fabricante de eletrodomésticos, ampliou a área de atuação e aposta em eletroportáteis e ferramentas elétricas. O objetivo, como explica o o diretor comercial da Mondial, Giovanni Marins, é atender a nova demanda gerada pelo crescimento do poder aquisitivo do brasileiro, especialmente da classe C. "Essa classe social teve incremento de 20 milhões de novos consumidores nos últimos seis anos", diz. Entre as ferramentas, produtos como parafusadeira, furadeiras, serras (circular, mármore e tico-tico), plaina, esmerilhadeira e lixadeira. Os eletroportáteis são modernos minisystems, CD players, DVD karaokê e DVD Game.
*A jornalista viajou a convite da Azul Play, organizadora da Eletrolar Show 2010.
STF terá Bolsonaro, bets, redes sociais, Uber e outros temas na pauta em 2025
Estado é incapaz de resolver hiato da infraestrutura no país
Ser “trad” é a nova “trend”? Celebridades ‘conservadoras’ ganham os holofotes
PCC: corrupção policial por organizações mafiosas é a ponta do iceberg de infiltração no Estado
Deixe sua opinião