Se o notebook está na mesa ou em um suporte funcionará normalmente. O problema é usá-lo no colo, porque a ventilação é prejudicada e o computador pode esquentar muito, causando danos permanentes. "A refrigeração para os computadores é importantíssima e é um dos principais problemas de indisponibilidade do equipamento", afirma Edon Pedro Ferlin, coordenador do curso de Engenharia da Computação da Universidade Positivo.

CARREGANDO :)

Ferlin explica que os processadores de hoje geram muito calor e, como a área do notebook é pequena, o cooler tem de fazer a troca com o ar externo. Quem usa o notebook no colo tampa justamente essa saída. "Qualquer projeto de notebook leva em conta a distância do pezinho do computador e o sistema de refrigeração", diz. Por isso, o uso de notebooks sobre superfícies fixas está liberado. Mas é preciso ter atenção: se o suporte tem pouco espaço ou a área ao redor está muito ocupada, a ventilação é afetada.

Alguns modelos de suportes possuem coolers extras, que ajudam na refrigeração. "Isso não melhora o desempenho, mas afeta quando o computador está trabalhando pesado", explica. Se o notebook trabalha muito aquecido, a pastilha do processador pode fundir, o que ocasiona a perda do dispositivo. "A maioria dos processadores tem um sistema para se autodesligar em determinadas temperaturas, mas a queima do componente pode custar muito caro ao usuário", alerta Feltrin.

Publicidade

Ele ressalta que o custo do conserto do processador pode ser alto, muitas vezes compensa até a compra de um computador novo.