Nas alturas
Cuidados rotineiros garantem um visual atraente e a proteção necessária para ampliar a vida útil do telhado. Confira algumas dicas:
Subir no telhado no período da manhã, quando há sereno e umidade, pode causar quebras ou rachaduras nas telhas;
As calhas devem ser limpas com frequência, pois o acúmulo de folhas e pequenos galhos pode fazer com que a água das chuvas escorra para dentro do telhado e comprometa o madeiramento;
Telhados com muito brilho que serão repintados devem ser fosqueados por meio da limpeza ou até do lixamento para que a nova tinta tenha boa aderência às telhas;
A pintura ou reforma do telhado deve, preferencialmente, ser realizada por empresas e profissionais especializados, que dispõe de equipamentos de segurança para serviços em altura;
Utilize tintas específicas resinas acrílicas para a pintura do telhado. Elas são mais resistentes e preparadas para corresponder à porosidade dos diferentes tipos de telha.
Embora não chame tanta atenção em relação à outras partes da casa, o telhado também precisa de cuidados periódicos que garantam o apelo estético do imóvel e previnam problemas decorrentes de desgastes, como infiltrações e goteiras. Com menor ocorrência de chuvas e tempo mais seco, o inverno é uma das melhores épocas do ano para realizar a manutenção da cobertura, seja a troca de telhas ou pintura do telhado, diz João Paulo Baggio, diretor de engenharia da Construtora Baggio.
Para quem não dispõe de recursos ou de tempo para executar o serviço nesse período, o proprietário da Quali Total Telhados, Luiz Rodrigues dos Santos, afirma que as empresas estão preparadas para realizar o serviço a qualquer momento, independente da época do ano. "Investimos na aquisição de lonas reforçadas e com grandes dimensões para que seja possível preservar a parte interna da residência em caso de chuvas durante a execução do trabalho", conta.
As telhas costumam ter longa durabilidade, por isso a principal dica é realizar vistorias frequentes para substituir peças quebradas ou rachadas e analisar a qualidade do madeiramento, que pode ser danificada pela umidade ou por cupins, por exemplo. "Muitas pessoas deixam para fazer o trabalho quando o telhado já está bastante comprometido. A prevenção prolonga sua vida útil", explica Santos.
Outra orientação para ampliar a durabilidade do telhado, e ainda valorizar o imóvel, é realizar a pintura logo que a cobertura é instalada. Telhas mantidas "cruas" adquirem manchas escuras com o passar dos primeiros anos devido ao acúmulo de limo. "Neste caso, antes de pintar é preciso lavar bem o telhado com produtos específicos, como o hipoclorito de sódio, para remover a sujeira e os fungos das telhas. Após um dia de secagem, a pintura pode ser aplicada", explica o sócio da Pintura Nova Geração Alex Denilson Antunes dos Santos, que trabalha com manutenção predial e de telhados.
Foi o que aconteceu na casa da artista plástica Marlene Seara. A cobertura da edícula (foto), onde funciona o atelier do seu marido, estava com coloração bastante escura em decorrência da sujeira. Para dar cara nova ao espaço, ela contratou o serviço da Quali Total para pintar o telhado e também para reformar parte da cobertura da residência, que estava comprometida. "Fiquei satisfeita com o resultado, a pintura deixou o telhado com uma aparência muito melhor", avalia.
Para manter o telhado sempre bonito e protegido, a recomendação dos profissionais é para que a pintura seja realizada a cada dois ou três anos, em média. Já a limpeza com lavadoras de alta pressão pode ser feita anualmente, assim como a aplicação de venenos contra cupins, fundamental para manutenção do madeiramento.
Pintura traz benefícios que vão além da proteção do telhado
A mercado de tintas oferece uma ampla cartela de cores para quem deseja proteger o telhado e embelezar o imóvel. Além de formar uma composição harmônica com o estilo da casa e a tonalidade das paredes, a cor escolhida para a cobertura pode trazer outros benefícios, como o conforto térmico dos ambientes.
O diretor de engenharia da Construtora Baggio, João Paulo Baggio, explica que as cores escuras absorvem o calor, enquanto as claras repelem o aquecimento, auxiliando no controle da temperatura no interior da residência. Os telhados brancos, por exemplo, chegam a refletir cerca de 75% da energia solar e resultam no menor consumo de energia elétrica pelo uso de equipamentos de ar condicionado.
Entre as tonalidades preferidas pelos clientes, entretanto, estão as com coloração próxima a cor natural das telhas, conta o vendedor da Tintas Vergínia Rodrigo de Campos Duarte. "Muitas pessoas, inclusive, optam pela tinta incolor, que protege o telhado ao mesmo tempo em que mantém sua cor original", acrescenta. Tons de cinza e grafite também tem clientela cativa.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas