Os atributos como lavabilidade e cobertura são fundamentais para determinar a qualidade de uma tinta. Para se garantir ainda mais, no entanto, o consumidor pode contar com a avaliação feita pelo Programa Setorial de Qualidade - Tintas Imobiliárias, realizado pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati).
Por meio de testes que levam em conta requisitos estabelecidos nas normas técnicas, a entidade avalia as diferentes tintas e fabricantes e os certifica. “Ele verifica a qualidade dos produtos, como se fosse um teste do Inmetro”, exemplifica Felipe Comelatto, técnico em produtos da Futura Tintas.
De acordo com ele, ainda não há a obrigatoriedade de os fabricantes indicarem na embalagem se a tinta é ou não aprovada pela Abrafati. Para se certificar disso, o consumidor pode solicitar o livro da associação na loja ou acessar o site www.abrafati.com.br. “Se o cliente comprar uma tinta que faz parte do programa e ela não corresponder ao descrito na embalagem, ele tem uma garantia, o respaldo legal para acionar o fabricante por meio do SAC [Serviço de Atendimento ao Consumidor] ou, até mesmo, da Justiça”, afirma Comelatto.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia