Estou prestes a fechar contrato com uma construtora de um imóvel na planta, mas ela insiste em cobrar juros sobre o capital, sendo que essa atitude foi considerada ilegal pelo STJ. O que faço?
Valdiney Cássio dos Santos.
RESPOSTA
Na verdade, por ainda caber recurso, a decisão não é final. Por conta de ainda poder ser discutida, não é correto falar na certeza da impossibilidade da cobrança dos juros antes da entrega das chaves.
Essa decisão não é como uma lei, ou seja, de aplicação obrigatória. É um entendimento sobre a lei e a prática comercial, sendo que qualquer juiz pode vir a interpretar de maneira diferente (justamente por ainda não se ter uma palavra final sobre o tema). Então, seria muito arriscado aconselhar a contratar para depois discutir os juros na Justiça.
O que pode ser feito, porém, é se dirigir ao Procon e informar o que acontece. Casos assim são frequentes, esse órgão dispõe de meios para auxiliar o cidadão e é equipado para procurar a solução mais adequada aos interesses do consumidor.
Pode parecer pouco, mas é justamente fazendo valer os seus direitos que se conseguirá que essa cobrança, assim como várias outras práticas abusivas, deixe de existir.
Fonte: Luiz Felipe Russo Schmidt, especialista em Direito Imobiliário, do escritório Russo Schmidt Advogados.
* * * * *
Entre em contato
Se você tem dúvidas sobre o setor, mande um e-mail para imoveis@gazetadopovo.com.br ou escreva para "Tire suas dúvidas" do Caderno Imóveis, Rua Pedro Ivo, 459 Centro Curitiba-PR, CEP 80.010-020.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Deixe sua opinião