Sou inquilino de uma casa em um condomínio que não constituiu CNPJ, nome, convenção e regulamento interno. Ele não é obrigado a fazer isso?Marcelo Ferreira da Rosa
Sim, todo condomínio deve ser legalmente constituído, pois assim ele passa a existir como autônomo, sujeito a direitos e obrigações. Para formalizar essa existência, a primeira providência é eleger o síndico que irá efetuar o registro da Convenção de Condomínio no Registro de Imóveis.
A convenção do condomínio deve especificar quais são as áreas privativas (unidades autônomas) e as áreas de uso comum do conjunto. Além disso, deve conter todas as regras de funcionamento do edifício ou do condomínio, tais como: deveres e direitos dos moradores, funções do síndico, multas por desrespeito às regras convencionadas e por inadimplência.
Eleito o síndico e feita a convenção, o próximo passo é a inscrição do condomínio no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). Para isso, o síndico deve encaminhar a convenção do condomínio e da ata da sua eleição.
Foi essa instrução que determinou a obrigatoriedade da inscrição no CNPJ de todos os condomínios e edifícios sujeitos à apuração ou ao recolhimento de tributos federais e de contribuições sociais. Ou seja, nenhum condomínio residencial ou comercial ficará isento dessa obrigação. Após esses procedimentos, o condomínio poderá abrir conta em banco e contratar funcionários.
Kátia Coelhoadvogada do departamento jurídico do Sindicato da Habitação e Condomínios do Paraná (Secovi-PR)
Serviço: Para mais informações contate o Secovi-PR no telefone (41) 3259-6000, ou vá até a sede do sindicato, na Rua Dr. Pedrosa, 475, Centro, Curitiba-Pr.
Ações de Moraes ganham proporção global: veja a linha do tempo dos embates
Reação do Itamaraty ao cerco contra Moraes escala tensão com EUA
Citando ordens de Moraes, Câmara dos EUA exige relatórios das big techs sobre censura
Censura e violência política fazem Brasil despencar 6 posições em ranking de democracia