Eu tenho um financiamento pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e desejo comprar um segundo imóvel. Posso contratar um novo financiamento também pelo SFH? Existe regras diferentes para financiar imóveis comerciais e residenciais por este sistema?
Resposta
Sim, é permitido o financiamento de um segundo imóvel dentro do SFH, por meio de uma Carta de Crédito do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), que opera com recursos das cadernetas de poupança. Para isso, é preciso atender à algumas exigências: o contrato anterior deve estar em dia e o comprador deve provar que tem capacidade para arcar com a soma dos encargos dos dois contratos. Porém, segundo as regras para o uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), gerenciado pela Caixa Econômica Federal, não é permitido usar o fundo no financiamento de um segundo imóvel sua utilização é restrita ao auxílio na compra da casa própria, ou seja, imóvel com finalidade de moradia.
Quanto à segunda parte da questão: sim, existem regras diferenciadas para imóveis residenciais e comerciais, variáveis de acordo com a linha de financiamento, modalidade de enquadramento da operação, valor de avaliação do bem, entre outras. Para cada caso, essas diferenças devem ser verificadas com um agente financeiro.
Fonte: assessoria de imprensa da Caixa Ecônomica Federal.
* * * * *
Entre em contatoSe você tem dúvidas sobre o setor, mande um e-mail para imoveis@gazetadopovo.com.br ou escreva para "Tire suas dúvidas" do Caderno Imóveis, Rua Pedro Ivo, 459 Centro Curitiba-PR, CEP 80.010-020.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast