Estou adquirindo um imóvel residencial, em que a construção não respeita o recuo (ela chega até o muro da frente). Tudo foi feito sem registro na Prefeitura. A construção não aparece devido ao muro alto e ausência de janelas para a rua. Adquirindo este imóvel, conseguirei colocá-lo para locação sem problemas? É possível regularizar esta situação sem demolição ?
Fábio Marcelo Degani, analista de suporte
Resposta
De acordo com o superintendente da Secretaria Municipal do Urbanismo, Júlio Mazza de Souza, para uma análise completa do imóvel em questão, é necessário avaliar os parâmetros construtivos da região em que ele está localizado. Em Curitiba, existem regiões que não precisam de recuo, como parte do Largo da Ordem. As demais áreas, no entanto, devem respeitar recuos que variam de cinco a dez metros. "As especificações são descritas na Guia Amarela, que pode ser adquirida nos núcleos regionais das Ruas da Cidadania ou pela internet, no site da Prefeitura (www.curitiba.pr.gov.br), na seção de serviços da Secretaria Municipal do Urbanismo", explica Mazza.
Segundo o superintendente, de posse da Guia Amarela, o interessado deve se dirigir novamente à Rua da Cidadania mais próxima de sua residência, para que seja feita uma análise por um conselho técnico de engenheiros da secretaria e para que sejam dadas as devidas orientações. Caso seja realmente constatada a irregularidade e ela for de responsabilidade de quem construiu, o imóvel poderá ser demolido.
* * * * *
Entre em contato
Se você tem dúvidas sobre o setor, mande um e-mail para imoveis@gazetadopovo.com.br ou escreva para "Tire suas dúvidas" do Caderno Imóveis, Rua Pedro Ivo, 459 Centro Curitiba-PR, CEP 80.010-020.
Alcolumbre e Motta assumem comando do Congresso com discurso alinhado a antecessores
Hugo Motta defende que emendas recuperam autonomia do Parlamento contra “toma lá, dá cá” do governo
Testamos o viés do DeepSeek e de outras seis IAs com as mesmas perguntas; veja respostas
Cumprir meta fiscal não basta para baixar os juros
Deixe sua opinião