No caso de um apartamento que sofre com problemas de vazamento de água que vem de um andar superior, que atitudes podem ser tomadas? Tanto síndico quanto imobiliária já foram avisados, mas os problemas persistem e têm causado danos ao imóvel.
Carina Bárbara Ribas de Oliveira.
Resposta
Segundo a assessora jurídica do Sindicato da Habitação e Condomínios (Secovi-PR), Luana do Bomfim e Araujo, quando infiltrações e vazamentos ocorrem entre as unidades privativas (apartamentos) do edifício, não há responsabilidade do condomínio. "O reparo dos danos causados no apartamento vizinho caberá ao proprietário da unidade autônoma que ocasionou os prejuízos", diz.
Se existir um inquilino ou qualquer outro ocupante na unidade que gerou o problema, ele também poderá ser obrigado a fazer os reparos isso se o problema já não existir antes de ele entrar no imóvel. Caso proprietário, inquilino ou qualquer outro responsável se recuse a fazer o conserto, Luana afirma que o prejudicado poderá entrar com uma ação judicial indenizatória ou de reparo dos prejuízos.
Contato do Secovi-PR: (41) 3259-6000
* * * * *
Entre em contato
Se você tem dúvidas sobre o setor, mande um e-mail para imoveis@gazetadopovo.com.br ou escreva para "Tire suas dúvidas" do Caderno Imóveis, Rua Pedro Ivo, 459 Centro Curitiba-PR, CEP 80.010-020.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião